O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou na manhã desta sexta-feira, 9, Rui Costa como ministro da Casal Civil do novo governo, como já era especulado pela imprensa nos últimos dias. A Casa Civil é uma das pastas mais importantes e com maior poder e influência na estrutura federal.
“Eu tomei a atitude de anunciar o companheiro Rui Costa, companheiro governador da Bahia, companheiro chefe da Casa Civil do governo Wagner, companheiro deputado federal, companheiro sindicalista do polo petroquímico e certamente vai prestar um extraordinário serviço na Casa Civil. Ele será o meu ministro chefe da Casa Civil”, disse Lula.
O presidente confirmou ainda outros integrantes do novo governo: Flávio Dino (Justiça), Fernando Haddad (Fazenda), José Múcio (Defesa) e o diplomata Mauro Vieira (Relações Exteriores). O anuncio foi feito em Brasília e todos os novos ministros estavam presentes, com exceção de Mauro Vieira.
Na prática, Rui Costa, que está encerrando o segundo mandato de governador da Bahia, será o braço-direito de Lula e seu principal interlocutor em Brasília a partir de janeiro de 2023, e deve ser constantemente consultado em decisões estratégicas do futuro governo.
A pasta é responsável, por exemplo, por coordenar a integração entre os outros ministérios, com diretrizes governamentais e formulação de projetos e políticas públicas, e costuma ser ouvido em relação às matérias que tramitam no Congresso Nacional, sendo fundamental para a articulação política junto aos parlamentares.
Rui Costa é visto pelo mercado como um perfil mais técnico, apesar da relação pessoal e de confiança que tem com Lula desde os tempos da fundação do PT na Bahia, nos anos 1980. Ele já foi vereador, deputado federal e secretário de estado no governo Jaques Wagner, antes de ser eleito governador da Bahia por duas vezes.
Via: ATarde
Deixe seu comentário