A EMACB (Escola Municipal Argentina Castelo Branco) encerrou hoje a FLIG 2022 (Feira de Livros, Olimpíada de Leitura Interescolar e Gincana Literária) com a participação dos escritores candeenses João Gualberto e Fernando Antônio Pinto, dentre outros, que compuseram a roda de conversa “Um Dedo de Prosa com as Mãos Cheias de Poesias”, encantando a todos com declamações autorais ao som da gaita, do piano e da flauta.
Um dos grandes momentos do evento foi o lançamento do protótipo “A Menina que Leu 50 Livros”, história baseada em fatos reais, a partir da própria vivência de uma das medalhistas da Olimpíada, a aluna Evelyn Almeida/6ºA, com sua escrita colaborativa, em coautoria com a Professora Bárbara Reis EMACB/Língua Portuguesa.
Os stands da FLIG 2022 celebraram temas vários, tais como: o “Centenário do Modernismo no Brasil”, com releituras de obras de arte (escultura, pintura e afins), orientadas pela ProfaCleide de Figueredo, Arte/EMACB; seguido pelos stands com alusão aos Escritores Candeenses e ao Projeto Jovens Escritores, homenageandoexpoentes da literatura local, como Jair Cardoso, Ariane Sodré, Rolmar Duarte, além dos autores já citados; os stands temáticos “Olimpíada, um Giro pelo Mundo” e “A Literatura Negra Pede Passagem” que trouxe um gigante Navio Literário com direito a comandante e escotilhas formada por livros diversos, sob orientação da Prof. Graça Celestino, História/EMACB, também tiveram grande destaque.
Personagens de Clássicos da Literatura como Emília, Chapeuzinho Vermelho, Lobo Mau, Bruxas Fadas, dentre outros saíram dos livros e ganharam vida durante as apresentações ao longo do evento.
Durante a premiação dos medalhistas olímpicos, os alunos comemoram o auge de 481 lidos em pouco mais de quinze dias, tendo sido premiados (com tablet, relógios, livros etc), os alunos: Evelyn Oliveira, 6ºA com 44 livros lidos; Adnailton Santos 9º/A e Josyeli Oliveira/7ºA, empatados no 2º lugar com 38 livros lidos cada um, e, por fim, a aluna Fabiana Marques 7ºA, com 28 leituras, tanto de livros físicos quanto virtuais, disponibilizados pela plataforma do Projeto Navegando na Leitura, SEDUC Candeias.
A comissão organizadora do evento contou com a participação do trio gestor EMACB Marolina Viturina, Nildete Ramiro e Rosana Rios, com apoio dos monitores do Programa Brasil na Escola, corpo técnico, corpo docente da escola, do Sr. Sampaio, Diretor de Transporte, e da Guarda Municipal de Candeias.
Deixe seu comentário