Durante os próximos doze meses, os moradores do Conjunto Linha Verde poderão usufruir de 13 cursos profissionalizantes, fruto do convênio da Prefeitura de Alagoinhas com a Caixa Econômica Federal e parceria com o SENAI. A notícia foi anunciada durante o lançamento do Plano de Trabalho Social (PTS), que aconteceu no residencial, na última quinta-feira (29). Mais de 1000 pessoas serão beneficiadas.
“Traremos para a comunidade do Linha Verde desenvolvimento social, integração comunitária e abertura para o mercado de trabalho. A finalidade macro do PTS é que a comunidade tenha os seus direitos sociais garantidos e ampliados”, disse o secretário de Assistência Social, Rui Costa Brito.
O PTS faz parte do Programa Casa Verde e Amarela, sob a premissa de que a cidadania se alcança para além da conquista da casa própria. O projeto que será executado, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), visa aumentar a empregabilidade e desenvolver o empreendedorismo. De acordo com Patrícia Lavini, Analista de Projetos Sociais do SENAI, “dentro dessas capacitações, o objetivo é mudar a vida das pessoas, com a experiência e o know-how do SENAI em parceria com o município de Alagoinhas. Juntos a gente vai construir um novo momento dentro deste residencial”.
Hanna Larissa Santana de Jesus, que tem 26 anos e é membro da Associação do Conjunto Linha Verde, declarou ter apreciado bastante a iniciativa. “Vai ser algo muito bom para as pessoas daqui, principalmente para as mulheres que não tiveram oportunidade de fazer cursos e aprender antes uma profissão, por conta dos cuidados domésticos e agora poderão ser autônomas”.
Ela salientou que também será uma oportunidade para aumento da renda, pois muitos moradores ganham, em média, apenas um salário mínimo. “É uma oportunidade única, onde todo mundo poderá aproveitar. Eu mesma vou me inscrever, para aprender algo novo!”.
Os cursos ofertados serão: empreendedorismo; confeitaria básica, salgados e folheados; auxiliar na fabricação de pizza; instalador residencial BT; mecânico de ar condicionado automotivo; instalador hidráulico I; iniciação para pintor de obras; operador de calçados I; empilhadeira de combustão; auxiliar administrativo; mecânico de sistema de refrigeração e climatização residencial; montador e reparador de microcomputador.
“Com aexperiência e qualidade técnica do SENAI e a união entre município , SENAI e moradores construiremos pontes para efetivação de direitos”, reforçou o secretário Rui.
Fotos: Roberto Fonseca
Deixe seu comentário