Valdir Cruz completou 05 meses a frente da SESP.
A Secretaria de Serviços Públicos de Candeias (SESP) divulgou recentemente um balanço de suas últimas ações. A medida, que cumpre um rito de transparência fortemente endossado pelo responsável da unidade, o secretário e vereador licenciado, Valdir Cruz (PDT), pretende informar à comunidade de Candeias e distritos sobre as principais ações levadas a cabo nos últimos meses e as perspectivas para novas ações, conforme a demanda pública.
Ao longo de 05 meses de gestão a frente da SESP, o secretário Valdir Cruz tem acumulado elogios de amplos setores da população. A seriedade, honestidade e eficiência na manutenção de serviços públicos essenciais, em ampla diferenciação com o vivido em contextos anteriores, tem reforçado a credibilidade de sua equipe nos bastidores da Secretaria de Serviços Públicos. São incontáveis as ações em limpeza urbana, infraestrutura e ordem pública, por isso, o Bahia Notícia divulga apenas um compilado delas, organizadas conforme área. Acompanhe:
Limpeza Urbana:
As ações de limpeza urbana têm estado na agenda de prioridades da SESP. Uma das iniciativas que mais chamaram a atenção nos últimos meses foi a Operação Sucata, que removeu mais de 13 veículos abandonados das ruas e avenidas de Candeias. Segundo moradores, muitos desses veículos ofereciam riscos aos moradores, pois costumavam ser usados para fins criminosos. Além disso, o centro e os distritos vislumbraram uma ampla agende de mutirões voltados à limpeza de repartições públicas, como Escolas e Postos de Saúde, além da desobstrução de canais, córregos, bueiros e vias de acesso. As ações fizeram muito sucesso nos distritos, como em Menino Jesus, onde a população celebrou a nova atenção dada às demandas locais.
Outra ação que suscitou os parabéns da população candeiense foi a instalação de mais de 100 lixeiras distribuídas por toda a faixa mais densamente povoada da cidade. O objetivo foi melhorar a qualidade do meio ambiente do grande centro de Candeias. A população também se revoltou com a ação de vândalos que, principalmente em ocasião do 14 de agosto (aniversário de Candeias), destruíram parte das lixeiras instaladas.
Infraestrutura e manutenção:
As ações voltadas à infraestrutura são essenciais em um município das dimensões geográficas e com o número de habitantes de Candeias. Por isso, o secretário de Serviços Públicos tem dado especial atenção à rede elétrica da cidade, sobretudo no que diz respeito à requalificação da cobertura de iluminação pública, com a instalação de novos postes e expansão da rede elétrica a diversas localidades onde a energia elétrica ainda não chegara a todos, como em partes da Caroba, Passagem dos Teixeira e em povoados de Massapé e Caboto.
A rede de esgotamento e abastecimento de água também recebeu atenção especial da SESP. Nos últimos meses o secretário Valdir Cruz intensificou o diálogo com a EMBASA com vistas a cobrar melhorias na qualidade da oferta de serviços como abastecimento e tratamento de água, além de requalificação e integração da rede de esgoto. Resultado desse diálogo positivo foi a integração da rede de esgoto do Posto Médico Luís Viana à rede de tratamento da empresa pública; e a ampliação da rede de abastecimento de água para os distritos de Massuim, Petecaba, Mangabeira e Cedro.
A desobstrução das redes de esgoto também chegou através dos famosos mutirões em localidades como o bairro Sarandi, seguida de ações de capinagem e roçagem de ruas e arredores de órgãos públicos, como Posto de Saúde da Família (PSF) do Malembá. Por falar em Malembá, a escada que dá acesso ao bairro também foi alvo de ação de requalificação promovida pela SESP, cumprindo uma antiga demanda dos que precisam utilizar a escadaria todos os dias para chegar ao centro e para voltar à casa.
A qualidade das ruas, avenidas e estradas chama a atenção da população, que sempre cobra melhorias. Atendendo às demandas populares, o secretário Valdir Cruz buscou avançar as ações de nivelamento e asfaltamento em diversas localidades, como na travessa 13 de Maio; no bairro Dom Avelar; na Rua das Fontes; Santa Clara e Malembá de Baixo, assim como a estrada do Massuim. Além disso, o secretário inspecionou junto com técnicos da SEINFRA as condições das BAs 522, 523 e 524, que ligam Candeias a municípios vizinhos. O objetivo foi inserir a requalificação de trechos dessas estradas no orçamento de obras do governo do Estado.
Outros aspectos da infraestrutura urbana da cidade, como a política de arborização, também entraram na pauta da SESP. O secretário Valdir Cruz esteve com técnicos da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) para discutir o plantio de mudas de árvores no município, contribuindo não apenas para um meio ambiente mais saudável, quanto evitando custos aos cofres públicos causados por árvores cujas raízes costumam danificar casas, passeios e vias.
As reformas também não pararam. Atento ao valor simbólico e sentimental do cemitério municipal para muitas famílias do município, o secretário Valdir Cruz visitou o local de despedida e solicitou de sua equipe o mapeamento de demandas de pintura, iluminação, roçagem e outras medidas que melhorariam as condições do local. Além disso, entrou em contato com a MM Consultoria, para solicitar à empresa prestadora de serviços, o aumento do contingente de funcionários para as inúmeras ações de limpeza urbana que a SESP estaria liderando nos próximos meses, pedido acatado pela direção empresarial.
Desenvolvimento e ordem pública:
Para responder às necessidades de desenvolvimento municipal e manutenção da ordem pública, o secretário Valdir Cruz precisou buscar recursos em outras instâncias, tendo em vista as restrições orçamentárias enfrentadas pela gestão municipal diante da crise econômica. Assim, o representa da SESP chegou a viajar até Brasília em busca de recursos para as ações municipais. O secretário também buscou construir pontes de diálogo na região, como demonstrou seu contato com representantes da Guarda Civil de Salvador, convidados ao município para trocar experiências sobre a implantação da entidade de segurança pública no contexto candeense.
Valdir também foi buscar recursos e apoio político do governo do Estado para obras de requalificação do Centro de Abastecimento de Candeias, que demanda sérias reformas em sua infraestrutura. Também vinculado à pauta esteve o remanejamento dos vendedores ambulantes que hoje dominam o cenário das ruas de Candeias. A proposta da SESP é inserir essas famílias de trabalhadores em um já reformado Centro de Abastecimento, cadastrá-los em programas de direcionamento ao mercado de trabalho formal, de assistência e renda básicas e melhorar as condições de empreendimento dessas pessoas. Entre as propostas também está a criação de camelódromo e uma Ceasinha para abrigar vendedores e suas mercadorias de forma organizada.
O diálogo por melhorias também se estendeu à empresa estadual de regulação de transportes terrestres, a AGERBA, que foi convocada pela SESP para esclarecer pontos para a melhoria da qualidade dos transportes oferecidos pelas empresas metropolitanas em Candeias e região. Ainda em busca de respostas aos consumidores de Candeias, a SESP contatou a Associação de Defesa dos Direitos do Consumidor para discutir projetos de monitoramento e acompanhamento técnico dos casos de violação de direitos dos consumidores no comércio de Candeias.
Entendendo que o comércio tem fundamental importância econômica e cultural para a cidade, o secretário de Serviços Públicos também tem encampado a luta pela manutenção da rede Magazine Luíza na cidade, assim como os empregos diretos e indiretos que a empresa gera no município. Para tanto, a SESP já participou de reunião com a Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (SUDIC) da Bahia para tratar da questão.
Finalmente, as questões que envolvem a segurança dos munícipes também transpassam pela agenda da SESP. Recentemente o secretário Valdir Cruz esteve reunido com motoristas de transportes escolares para acompanhar as vistorias e conscientizar sobre a necessidade de cuidados com a segurança de crianças, além da necessidade da regulação para operar este tipo de transporte. Também esteve apoiando a realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), que ocorre entre os dias 06 e 10 de novembro de 2017 e iniciativas de capacitação e apoio a catadores, trabalhadores que nas palavras do secretário “desempenham um papel social e ambiental fundamental para nossa cidade”.
Deixe seu comentário