Amanha segunda-feira (7) vai ocorrer uma sessão especial para debater o assunto.
Praticantes de cavalgada, vaquejada, rodeio, prova do laço, argolinha, ecoterapia, corrida de cavalo e demais esportes equestres praticados na Bahia participam neste domingo (6), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, de uma mobilização a favor destes esportes.
Os vaqueiros passaram por parte da Avenida Paralela e seguiram até o CAB, onde ficarão acampados até a segunda-feira (7). Na passagem, por volta das 16h, o trânsito ficou lento, segundo informações da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). Os manifestantes chegaram ao Centro Administrativo por volta das 16h30.
Na próxima segunda-feira (7) às 9h, deve ocorrer no plenário da Assembleia Legislativa uma sessão especial para debater o assunto. O objetivo dos manifestantes é discutir os esportes equestres como parte de uma tradição, sem que exista sofrimento animal, principal motivo para proibição.
A manifestação deixou o trânsito lento nas vias sentido CAB
Na programação, aconteceu a missa do vaqueiro às 17h , cavalgadas e atividades especiais. A Sessão Especial da segunda-feira (7) foi proposta pelos deputados estadual, Eduardo Salles, GIKA LOPES e por outros parlamentares que apoiam a causa.
De acordo com o organizador da manifestação, Valmir Veloso, “a proposta é mostrar para as autoridades a importância de se manter a vaquejada, tanto por causa de uma questão cultural do Nordeste, quanto por causa do desenvolvimento econômico”.
Para um dos vaqueiros presentes no ato, o aspecto cultural da vaquejada é o principal motivo para a manifestação. “A tradição do nordeste é a vaquejada, se acabarem com isso, acabam com o nordeste. Desde que nasci sou vaqueiro, é coisa que está no sangue”, defende o vaqueiro Edvaldo Silva, que veio de Serrinha e participou de edições da vaquejada.
Sessão
A Sessão Especial deve discutir alternativas que permitam a prática dos esportes a cavalo em todo o país e os impactos gerados pela decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que derrubou a lei que regulamentava a vaquejada no Ceará.
Na Bahia, a lei que regulamenta o esporte já foi sancionada pelo governador do estado, Rui Costa. Mas os organizadores esperam ampliar a regulamentação para todos os esportes equestres.
Texto, Reprodução:Correio e FOTOS: BAHIA NOTICIA
Deixe seu comentário