Bahia Notícia em parceria com a Vox FM, O Radião, Catedral FM, Bahia Política, Cidade em Foco News e Resenha de Notícias, entrevistou com exclusividade Jerônimo Rodrigues, pré-candidato a governador da Bahia pelo Partido dos Trabalhadores.
Bahia Notícia: Na saúde, o governo Rui Costa foi muito atuante com a criação de policlínicas que desafogou muitos hospitais por toda a Bahia. Como o senhor pretende melhorar ainda mais esse tema?
Jerônimo Rodrigues (PT): Quando Wagner assumiu o governo em 2007, nós pegamos um estado muito prejudicado em todas as áreas, na segurança pública não tinha viaturas suficientes, falta de concurso.
Na minha área, a educação, faltavam professores, o governo Wagner foi que estabeleceu e criou com urgência o que se chama de REDA para professores, abriu-se concurso com 200 mil candidatos, nas escolas nem giz se tinha, nas universidades também era um negócio triste, isso também nas estradas e na saúde, da mesma forma, os dois governadores desse time (Rui e Wagner) foi quem entregaram hospitais, desde o primeiro mandato de Rui ele apontava o que queria, que era regionalizar a saúde, aproximando a saúde da população, quando alguém adoecia em Jequié, que era onde eu morava, tinha que correr pra Salvador, uns 400km, quem era do Sul tinha que ir para outro estado mais próximo ou ir para Salvador rodando 800km com a pessoa no carro, e não era um atendimento que chegasse e fosse logo atendido, era um sofrimento.
Além dos hospitais construídos, vieram também essas policlínicas que diferencia a concepção, nós estamos falando de 26 policlínicas que serão entregues até o final do mandato de Rui Costa.
Bahia Notícia: Você pretende melhorar o quadro da regulação na Bahia? Pretende tornar mais ágil?
Jerônimo Rodrigues (PT): Até o final do governo Rui Costa nós já teremos um aceno muito forte nesses últimos dias agora, a gente vem numa crescente nesse aspecto, e com a pandemia parou-se tudo dessa regulação tradicional para poder se dedicar ao Covid, assim que saímos disso, o governador disse vamos fazer multirões para a gente poder zerar essa demanda, quando a gente zera isso, a gente tranquiliza, então até o final desse mandato daremos um bom alívio!
Vamos ter que dar continuidade a essa questão de hospitais, fazer parceria com os hospitais municipais fazendo convênios com os municípios, então nós temos a tranquilidade de dizer que vamos enfrentar sim esse tema da saúde com muita responsabilidade, tanto com a saúde de urgência (regulação) como a da saúde preventiva (policlínicas).
Bahia Notícia: O que seu governo tem em mente para a geração de emprego e renda para a Bahia?
Jerônimo Rodrigues (PT): Os municípios estabelecidos na região metropolitana tem vantagens e desvantagens. As vantagens são que eles estão em um grande centro como Feira de Santana, casos de São Gonçalo dos Campos, Conceição da Feira, e outros, esses municípios se beneficiam quando estão próximos e as pessoas vão trabalhar no comércio, indústria, serviços, por outro lado, o município às vezes fica sem condições de investir. Conceição da Feira tem o pólo avícola muito forte na área rural, uma geração de emprego muito grande, tem toda uma cadeia produtiva na área rural, São Gonçalo também, mas os prefeitos vivem quase sempre ali tentando ver como que puxa o investimento, já que está próximo de Feira de Santana e de Salvador.
Vai ser preciso a gente fazer um bom debate em torno desse tema, tem sido nesse período do governo Bolsonaro um governo que aumentou a taxa de desemprego, a inflação a quanto tempo não tinhamos ouvido a palavra caristia, você vê um butijão de gás em lugares na Bahia de 140 reais, um litro de gasolina beirando 8 reais, então nós temos que tratar esse tema do emprego e geração de renda com muita intensidade do governo federal com elementos que tem que vir de lá pro estado e município. Esses dois municípios citados servem como referência pra gente, vamos sim agora, na pré-campanha, na fase de elaboração do governo participativo, temos ideias, mas queremos sim ouvir os prefeitos, os empresários, os investidores, para saber o que eles precisam, o que é que cabe e todo mundo entende qual o papel do estado, com incentivos fiscais, com capacitação de mão de obra, cedendo área para setor industrial ou de comércio, então vamos sentar com os prefeitos com muita disposição para poder ver quais são as nossas propostas concretas de geração de emprego e renda para que os municípios ganhem e as pessoas possam ter oportunidade de ter um emprego para obter sua renda.
Bahia Notícia: Wagner e Rui Costa ganharam as eleições com pesquisas que diziam que a oposição seria vencedora, o senhor também aparece dessa forma e estão atirando pedras no seu nome, se atira pedra em árvore que não dá frutos?
Jerônimo Rodrigues (PT): De forma nenhuma, com muita humildade, aprendi isso em casa com meus pais, aprendi isso com Wagner, Lula e Rui, a humildade tem que ser agora na pré-campanha, na campanha e no governo, eu quero dizer que nós vamos trabalhar para ganhar no primeiro turno, vamos trabalhar pra isso. Nós já temos nas últimas 4 eleições da Bahia, eleições sem segundo turno, trabalhamos para que isso aconteça novamente!
Entrevista: Junior Robocop
Edição: Philippe Peltier
Deixe seu comentário