O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal; entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo.
Indivíduos com TEA podem e devem conquistar seu lugar na sociedade porque eles também têm aptidões e talentos específicos em determinadas áreas do conhecimento. Muitos podem, por exemplo, concentrar-se fortemente em apenas uma coisa, por isso, alguns tornam-se pianistas ou cantores incríveis.
Como forma de divulgação da campanha “Respeito para todo Espectro”, realizada, neste ano, por entidades envolvidas nessa luta, usamos a hashtag da junção das palavras respeito e espectro: #RESPECTRO
Saiba mais em: www.revistaautismo.com.br
Apresentador da Rede Globo, Marcos Mion tem um filho autista:
Mion afirma que aprendeu a ser “sua melhor versão” onze anos atrás ao se tornar pai de Romeo, diagnosticado autista aos dois anos de vida. Hoje aos 37 anos, o apresentador, que conquistou uma sólida carreira na TV, estreia como escritor com objetivo de conscientizar o público infantil sobre o autismo por meio do livro infantil “A Escova de Dentes Azul”.
Na história, o primogênito de Mion é o personagem principal, que convive com personagens baseados em seus irmãos, Donatella, de 8 anos, e Stefano, de 6 anos, em sua mãe, Suzana Gullo, e em sua cadelinha Pankeka. “Quero conscientizar as pessoas que o autismo não é uma doença, diminuindo o preconceito e fazendo um mundo melhor para o meu filho”, almeja Mion.
Sancionada em 2020, a Lei Nº 13.977 – conhecida como Lei Romeo Mion – estabelece a emissão de uma Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Seu nome foi inspirado no adolescente Romeo, de 16 anos, que é filho do apresentador Marcos Mion e está no espectro.
Com informações do site UPI-UFV
Deixe seu comentário