O Papa Francisco acolheu, nesta quarta-feira, 27 de outubro, o pedido de renúncia apresentado por dom João Carlos Petrini ao governo pastoral da Diocese de Camaçari (BA), por motivo de idade, conforme o cânon 401 do Código de Direito Canônico. Foi escolhido pelo pontífice como sucessor de dom Petrini o padre Dirceu de Oliveira Medeiros, atual subsecretário adjunto Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A Presidência da CNBB saudou o novo bispo e enviou agradecimentos ao novo bispo emérito.
Dirceu de Oliveira Medeiros nasceu em 28 de março 1973, em Barroso (MG), filho de Paulo Garcia de Medeiros e Manoela de Oliveira Medeiros.
Ingressou em 1995 no Seminário São Tiago, da Diocese de São João del-Rei, em Juiz de Fora (MG). O novo bispo tem Licenciatura Plena em filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e é Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).
Foi ordenado diácono em 28 de julho de 2001 e presbítero em 15 de dezembro do mesmo ano, na Paróquia de Sant’Ana do Barroso.
Na Diocese de São João del-Rei, exerceu diversas funções: animador diocesano das Campanhas da Fraternidade, Vigário Forâneo, Vigário Geral e, de 2018 a 2019, foi Administrador Diocesano. No Regional Leste 2 da CNBB, atuou como coordenador da Comissão de Bens Culturais da Igreja, Vigário Paroquial na Paróquia Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos em São João del-Rei de 2002 a 2004 e Pároco na Paróquia Nossa Senhora da Conceição da cidade de Prados (MG).
Desde junho de 2019 exerce a função de subsecretário adjunto geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com residência em Brasília-DF.
Deixe seu comentário