O posto Garoupa, localizado em Candeias, tem um dos nomes mais conceituados em posto de gasolina no estado. Diante da necessidade que os proprietários viram da deficiência de distribuição do gás natural na região, o Garoupa votou com abastecimento no seu posto central, próximo a rodoviária de Candeias.
Diante da opinião motoristas de cooperativas e carros de fretes, o posto voltou para grande satisfação, principalmente por ter a melhor pressão da região. Antes desse retorno, os condutores tinham que se deslocar para outros municípios ou até mesmo para capital para atingir a maior capacidade possível de abastecimento do GNV.
Sobre o GNV
O GNV é o gás natural empregado nos veículos automotores, ele é um combustível que agride menos a natureza.
Obtido em rochas porosas, calcárias ou em arenitos no subsolo, normalmente associado ao petróleo, o gás natural é uma fonte energética encontrada no estado gasoso. O gás natural empregado nos veículos automotores (GNV) é um produto formado basicamente por hidrocarbonetos leves, principalmente de metano e etano.
O gás natural veicular surge como uma alternativa eficaz para reduzir a dependência do petróleo, além de ser uma fonte menos agressiva ao meio ambiente. A utilização desse combustível reduz em 65% a emissão de gases poluentes (sobretudo o dióxido de carbono) responsáveis pela intensificação do efeito estufa.
Outro aspecto positivo do GNV é com relação à economia financeira, visto que seu custo é inferior ao da gasolina e do álcool, além de apresentar rendimento superior: um metro cúbico de GNV é suficiente para um automóvel percorrer 13 quilômetros, enquanto um carro a álcool percorre aproximadamente 7 quilômetros com um litro do combustível.
Para receber o gás natural veicular, o automóvel deve ser adaptado. É essencial que essa conversão ocorra em locais autorizados e especializados, garantindo, assim, segurança. O valor desse procedimento não é barato, entretanto, o retorno é rápido, visto que o GNV é muito mais rentável se comparado aos outros combustíveis.
O GNV deve ser armazenado em um cilindro adequado para receber tal combustível. Visando garantir a segurança do consumidor, esse cilindro é submetido a um processo de tratamento denominado têmpera, no qual é aquecido a altas temperaturas e recebe algumas substâncias para reforçar sua resistência.
O gás natural veicular é considerado um combustível extremamente eficaz na busca por alternativas menos agressivas à natureza. Entre os aspectos positivos estão: ele não é tóxico, seu valor é inferior ao da gasolina e do álcool, não possui impurezas, emite menos poluentes, etc.
Deixe seu comentário