Apoiada pelo Grupo Unigel, a Escola 14 de Agosto, no distrito de Caroba, em Candeias, recebeu na última terça-feira o projeto “Procon vai às Escolas”, uma iniciativa que visa capacitar e conscientizar professores e gestores escolares quanto as relações consumeristas e promover, entre os estudantes, noções de consumo responsável.
A diretora da Escola, Lúcia Helena, apoiou a iniciativa, considerando-a importante para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos sobre o consumo de produtos e serviços e, mais ainda, comprometidos como uma relação sustentável de consumo. A coordenadora social da Unigel, Denise, que acompanhou a ida do projeto até a Escola, também mostrou-se entusiasmada com a proposta do projeto.
O Dr. Paulo Cesar Freitas Teixeira, Diretor de Assuntos Especiais e palestrante do projeto educacional, explicou a importância de debater as relações de consumo com o corpo de professores e alunos: “Em maior ou menor grau, todos nós somos consumidores de bens e serviços a cada instante de nossas vidas. Conscientizar os estudantes de todos os níveis, dessa realidade, certamente muito contribuirá para uma relação equilibrada entre fornecedor e consumidor.”
Mais a frente, o palestrante ainda chamou a atenção para os efeitos perversos que ausência de conscientização sobre direitos e relações de consumo pode provocar: “A deficiência ou a inexistência da educação e da informação para o consumo consciente e necessário, resultam em graves problemas sociais como o superendividamento da família brasileira, o que conseqüentemente pode levar à exclusão e à marginalização social”, disse.
Deixe seu comentário