Na manhã da última segunda (16), a Secretaria Municipal de Saúde de Madre de Deus (Sesau), iniciou uma ação denominada Força Tarefa para testar a população e detectar o índice de contaminados pela Covid 19 no município.
Foram escolhidos sete pontos específicos, incluindo a ilha de Maria Guarda para serem feitas as testagens. As principais praças da cidade foram utilizadas como posto móvel, sendo cada um equivalente a um Posto de Saúde da Família (PSF).
PSF 1: Praça do Suape
PSF 2: Praça Nova Madre de Deus
PSF 3: Orla (Em frente à Câmara Municipal)
PSF 4: Espaço do Saber
PSF 5: Praça da Nova Brasília
PSF 6: Praça da Cururupeba
PSF Ilha de Maria Guarda
Para fazer o teste, é preciso apresentar ao menos um sintoma da doença, bem como um documento de identificação com foto. Uma lista com os principais sintomas está sendo divulgada para esclarecimento da população. São eles: Diarreia, dor de cabeça, perda do olfato ou paladar, dor abdominal, dor muscular, fadiga ou avaliação médica que sugira Covid 19.
A ação acontece do dia 15 a 19 de fevereiro e são distribuídas 50 senhas por dia em cada posto de testagem, de 8h30 às 12h.
Segundo a secretária de saúde, Stela Souza, é fundamental mapear os bairros com maior índice da doença, para a partir dessas informações, tomar as medidas necessárias: “A nova gestão não encontrou nenhum teste rápido no município. Juntamente com o prefeito Dailton Filho, adquirimos os testes rápidos e imediatamente montamos essa força tarefa. Precisamos tomar medidas baseadas em resultados e só conseguiremos esses dados, testando”, concluiu.
Deixe seu comentário