De acordo com a Lei Federal n 8234/91 o(a) Nutricionista poderá solicitar exames laboratoriais como recurso auxiliar para o diagnóstico nutricional de indivíduos ou coletividades. Desse modo, os indicadores bioquímicos permitem a identificação precoce de problemas nutricionais antes de qualquer sinal ou sintoma de deficiência ou excesso de nutrientes.
Dessa maneira, os resultados de exames bioquímicos fornecem parâmetros confiáveis que norteiam as condutas nutricionais, por exemplo, o perfil lipídico (colesterol total, colesterol LDL e triglicerídeos) encontrados acima do valor de normalidade sugere risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e, por esse motivo, é necessário incluir na rotina dos(as) pacientes, alimentos que auxiliam na diminuição desses valores.
Outra situação comum na prática clínica são pacientes que apresentam elevação persistente dos valores de glicemia de jejum e hemoglobina glicada mesmo com o tratamento medicamentoso. Nesse momento é fundamental conversar com o endocrinologista para possíveis ajustes na medicação e, também procurar ajuda de um Nutricionista.
Além disso, a análise de exames laboratoriais permite a identificação de anemia, desnutrição e deficiência de algumas vitaminas e minerais. Portanto, sempre que possível leve para consulta nutricional exames laboratoriais realizados nos últimos seis meses, caso tenha ultrapassado tal prazo será necessário a realização de novos exames para que a partir daí o(a) nutricionista possa avaliar e monitorar esses parâmetros de maneira mais confiável.
O acompanhamento clínico do paciente na evolução nutricional se faz necessário a sua interpretação por parte do nutricionista para tratar, diagnosticar, acompanhar e assim conduzir uma estratégia e suas escolhas dos alimentos fontes para suprir as necessidades do individuo avaliado.
Se você apresenta alterações bioquímicas como essas supracitadas no texto é importante procurar um profissional habilitado para prescrição de um plano alimentar individualizado e adequado às suas necessidades, nesse caso, o Nutricionista.
Deixe seu comentário