Muitos idosos compareceram desde a manhã desta quarta-feira (10/2), no Centro de Imunização Proteger, para receberam a primeira dose da imunização contra a Covid-19. Do público de pessoas acima de 80 anos, parte foi levado pelos familiares de carro e tiveram atendimento no estacionamento da clínica e outros chegaram a pé na unidade.
O município já tem 1025 profissionais da saúde e 43 idosos vacinados, até a última publicação do boletim epidemiológico. A previsão para vacinação de hoje é de uma média de 100 a 200 pessoas vacinadas, a depender das vacinações do calendário anual dos munícipes. De acordo com o Secretário de Saúde, Marcelo Cerqueira, os outros públicos não devem deixar de comparecer para imunização anual.
“Não precisamos suspender as vacinas do calendário anual e nem as imunizações dos profissionais de saúde, por conta da ampliação da imunização dos idosos”, explicou. Cerqueira reforçou ainda que o plano de imunização no município segue os planos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – Sesab. A respeito da ampliação de salas para aplicação da vacina nos bairros e nos distritos, o secretário afirmou que será feita quando houver um maior número de doses distribuídas para o município.
As pessoas contaram a emoção de receber a vacina. “Gostei muito desse dia. Esse foi um presente de Deus que iluminou a mente dos homens para fazer pra gente”, comemorou Manuel Sobrinho, de 81 anos.
Pacientes acamados e com dificuldade de locomoção
A vacinação domiciliar, para pacientes acamados e com dificuldade de locomoção, pode ser solicitada, pelo familiar ou responsável pelo idoso, para a equipe de saúde do bairro ou no Centro de Imunização Proteger. O público da terceira fase de imunização, pessoas com comorbidades, que tiverem dificuldade de locomoção, também deverão fazer a vacinação domiciliar.
Repórter: Nailan Brasil – PMC. Fotos – Rafael dos Anjos.
Deixe seu comentário