Segundo e terceiro Encontro de Formação do projeto Baú das artes focam em contextualização e adaptação das atividades propostas nos cadernos temáticos para o dia a dia das atividades escolares.
O brincar é uma atividade essencial para viver a infância em sua plenitude e se apresenta, também, como ferramenta importante para uma educação de qualidade. É por meio das artes, dos jogos e das brincadeiras que crianças experienciam múltiplos mundos possíveis, praticando regras, vivenciando emoções, exercitando a imaginação, a criatividade, a capacidade crítica e o raciocínio lógico. É por tudo isso que a segunda e terceira formação do Baú das Artes — projeto realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, tem patrocínio da BB Seguros e executado pela Evoluir, empresa híbrida de educação que atua com a produção de conteúdos e projetos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Candeias —, aborda contextualização e adaptação dos conteúdos para a prática com os alunos no município.
Dividido em 5 principais etapas – acolhida tecnológica, doação do acervo, formação dos educadores, acompanhamento pedagógico e evento de culminância (celebração) —,o projeto foi todo adaptado para o ambiente online, por conta da quarentena. O primeiro módulo da formação continuada dos educadores foi voltado para a entrega dos baús nas duas escolas participantes e a acolhida tecnológica dos educadores selecionados. A primeira formação teve como objetivo apresentar o acervo ludo-pedagógico com materiais polivalentes, além da metodologia que embasa o projeto e suas principais referências. Neste momento, os educadores estão ampliando seu campo didático para conseguir colocar todo o aprendizado em prática e adaptar a metodologia aprendida para aplicar em sua prática diária.
“Trabalho na rede municipal de Candeias como professora há 24 anos e posso falar que o Projeto Baú das Artes é muito interessante e inspirador para todos nós professores, pois traz uma proposta lúdica que perpassa por várias disciplinas, utilizando novas metodologias de ensino que serão agregadas às que a rede já utiliza. Parabéns!”, conta Luciene dos Anjos Dias Souza, professora da Escola municipal Professor Milton dos Santos Matos.
Baú das Artes está organizado a partir dos temas dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC), como Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Sexualidade, Ética, Saúde e Pluralidade Cultural. Todo o conteúdo dos baús segue os princípios da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que busca envolver a criança em um ambiente de investigação e busca por solução de problemas, tornando-a protagonista de seu processo de aprendizagem e desenvolvimento.
O projeto pedagógico se encerra em dezembro, beneficia 46 educadores de Candeias, beneficiando 433, crianças de 6 a 10 anos do Ensino Fundamental I . Executado desde 2011 no país, o projeto já entregou mil baús, abrangendo todas as regiões do Brasil e beneficiando mais de 300 mil crianças. Em Candeias, as instituições participantes são: Escola Municipal Ubaldo de Carvalho Ferreira, Escola Municipal São João Batista, Escola Municipal Profa Marise de Campos, Escola municipal Professor Milton dos Santos Matos e Escola municipal Professora Alzira Ferreira Ribeiro.
Sobre a Brasilseg
Empresa da BB Seguros, holding que concentra os negócios de seguros do Banco do Brasil, a Brasilseg atua nos ramos de Vida, Habitacional, Rural e Massificados (Residencial, Empresarial e Condomínio) com produtos comercializados nas agências do BB e em seus canais digitais. Emprega 1.900 colaboradores, possui uma Central de Relacionamento e Negócios própria na cidade de Franca (SP) e ocupa o 1º lugar nos ramos em que atua.
Sobre o Baú das Artes
Brincar, criar e aprender. Esse é o propósito do projeto Baú das Artes, idealizado e executado pela Evoluir, desde 2011. De forma colaborativa e multidisciplinar, o Baú leva às crianças e suas comunidades aprendizados de cooperação e sustentabilidade, adquiridos por meio de atividades lúdicas. O Baú é doado às escolas recheado de materiais de teatro como fantoches, além de itens de higiene e jardinagem, jogos, instrumentos musicais e um completo acervo de livros para que os educadores possam conduzir atividades práticas e divertidas em sala de aula. Devido o período de isolamento social imposto pelo novo Coronavírus e a necessidade de readaptação do ensino público e da formação continuada dos professores, lançamos mão de estratégias para dar sequência ao projeto em sua versão virtual. Os 3 encontros formativos foram realizados no formato virtual através da Plataforma do Zoom e as escolas ganharam encontros remotos quinzenais de acompanhamento técnico-pedagógico. Além disso, todos os educadores e representantes das secretarias de educação receberam suporte tecnológico individual para melhor participação nas videochamadas e utilização da Plataforma de Gerenciamento de Conteúdo do Projeto Baú das Artes, construída no Google Classroom e compartilhada com todos os inscritos nas etapas formativas.
Sobre a Evoluir
A Evoluir é uma empresa híbrida de educação que atua com a produção de conteúdos e projetos com o objetivo de promover impacto social. Com mais de 20 anos de experiência, é especialista no desenho e execução de projetos em educação, cultura e meio ambiente. Assessora organizações públicas e privadas nos seus investimentos sociais e de forma segura e eficiente. Atua em todas as regiões do Brasil por meio de investimento direto, editais e leis de incentivo nos âmbitos federal, estadual e municipal. Conta com quatro áreas de negócios – Programas Educacionais, Educação Integral e Liderança, Eventos Culturais e a Editora Evoluir – que já beneficiaram mais de 500 mil pessoas por meio de parcerias com o poder público e iniciativa privada.
Saiba mais: www.evoluir.com.br
Deixe seu comentário