A Biblioteca Professora Dalila Baptista, localizada na Av. Desembargador Teixeira de Freitas, no Bairro da Pitanga foi um dos presentes entregue a população, neste dia 14. A reconstrução e ampliação da biblioteca, fundada em 1976, que antes tinha área de 376m², e hoje possui mais de 700m², marca as comemorações pelo aniversário de 62 anos da cidade.
Fundada há 46 anos, a biblioteca nunca sofreu uma grande reforma. Hoje o local conta com uma fachada arrojada, projetada em linhas modernas, e as dependências unem o conceito de espaço para armazenamento de livros, com novas tecnologias e ferramentas que facilitam o trabalho, aprendizado, ensino e os novos tipos de atividades e programas. Um espaço completo de conhecimento e transformação.
De acordo com o secretário de Educação, Cassio Vinicius, O layout foi escolhido baseado no que há de mais moderno e arrojado em bibliotecas Brasil e na Espanha, para isso foram visitadas bibliotecas em cidades do Brasil e da Espanha. “Será um espaço formativo, espaço de leitura, produção artistica, cultural e de transformação social. O acervo conta com 2 mil livros físicos e 20mil digitais ”, pontuou.
O novo layout maximiza a natureza social e interativa do espaço físico da biblioteca. A Biblioteca Professora Dalila Baptista esta inserida no novo padrão e conceito de biblioteca contemporânea que está andando junto com o processo de evolução cultural.
Recepção, memorial, espaço infantil, sala acervo físico, espaço para leitura, varandas, auditório, sala de estudo e leitura Individual e em grupo, lanchonete, pátio externo, áreas administrativas e de serviço, banheiros, copa, além de elevador, são os ambientes encontrados nesse espaço.
A Biblioteca Dalila Batista está, de fato, aliada ao novo contexto de biblioteca, pois dispõe de vários mecanismos atrativos voltados a comunidade leitora mediante a ações de dinamização junto ao público, como espaços voltados para oficinas, feiras culturais, projetos de leitura e exposições.
Dessa forma vai atrair ainda mais frequentadores por conta da sua estrutura que vai para além das salas silenciosas, compostas apenas por prateleiras de livros. Um espaço criativo que vai aguçar ainda mais a imaginação, a busca pelo conhecimento e o poder de transformação.
A biblioteca vai funcionar de segunda a sexta das 08 às 21h. Diante da situação de pandemia, do Novo Coronavírus, os livros, após a volta do empréstimo, passarão por um período de quarentena dentro da própria biblioteca. Toda a programação e a utilização do espaço total, com todas a estrutura, só será permitido após a pandemia.
Foto: Rafael dos Anjos
Deixe seu comentário