Desde que foi decretado o isolamento social em decorrência do alto risco de contágio da Covid-19, alguns hábitos da sociedade precisaram se adaptar à nova realidade. No entanto, parte da população muitas delas devido a falta de informação, de alguma forma não tem sido assistida.
Pensando nisso, surgiu a iniciativa da enfermeira social e professora universitária Débora Santana em levar orientações básicas de saúde às comunidades carentes de Salvador, com a ação denominada,* “Blitz da Saúde e Cidadania*”.
A iniciativa ocorre na maioria das vezes aos finais de semana, onde um grupo de voluntário visitam comunidades da capital baiana passando orientações sobre prevenção à COVID 19, medindo temperatura, dentre outras. “A nossa ideia com essa ação é justamente ir às comunidades, onde muita das vezes o poder público não alcançam e lá passamos orientações gerais para que as pessoas e seus familiares possam se proteger de alguma forma contra a COVID 19, podendo orientar melhor sobre a sintomatologia e também trazer uma maior segurança para seus entes queridos. Vale salientar que durante a “Blitz da Saúde e Cidadania”, conversamos com a população sobre outras doenças que também tem assolado nossa cidade nesse período, a exemplo da dengue e chikungnya que também”, explica Débora Santana.
A idealizadora da ação acredita que são pequenos gestos que fazem toda a diferença na vida de quem mais precisa. “São ações como as que estamos realizando que, sem sombra de dúvida, fazem toda a diferença na vida das pessoas. Nossa ação é sem alarde, não é para chamar atenção, e sim, de alguma forma contribuir com saúde e cidadania para a população de quem mais precisa”, finaliza a enfermeira social, Débora Santana.
Fonte: ASCOM – Pré – candidatura Débora Santana
Deixe seu comentário