O vereador Diego Maia (PR) apresentou durante a sessão ordinária na manhã dessa terça-feira (8), um projeto de lei que propõe mudança na data de eleição para presidente da Câmara de vereadores do município seja alterada para o dia 02 de janeiro. Com a alteração na data da eleição – atualmente 1º de janeiro, caso aprovada, a proposta irá alterar o artigo da Lei Orgânica do Município, que determina que o período das eleições para a Mesa Diretora deverá ser realizada na última sessão do segundo período legislativo, adequando-a ao Regimento Interno.
Segundo o vereador na sua página do Facebook, o projeto de lei visa otimizar e garantir tranquilidade nas eleições internas da Casa que nos últimos anos tem sido palco de desentendimentos e discussões entre os edis. “Assim, para que, de agora em diante, não passemos mais pelas experiências negativas vivenciadas no passado, apresentamos o projeto de Emenda à Lei Orgânica, para, como ocorre em outras municipalidades, a exemplo da Capital do nosso Estado, a Sessão Solene de posse dos eleitos, independentemente de ideologia e coloração partidária, possa ser, na sua essência uma data de congraçamento dos eleitos, da população em geral e das autoridades presentes a solenidade”, explicou Maia.
Alguns parlamentares chegaram a sugerir que prefeitos e vice-prefeitos também tivessem a data de posse modificada. Entretanto, por acordo entre os parlamentares, ficou definido que essa alteração será analisada na próxima sessão, na quinta-feira (9).
Votação tumultuada
A última eleição para a escolha do presidente da Câmara, realizada no dia 1º de janeiro deste ano, foi marcada por momentos de tensão entre os vereadores. A confusão começou após um voto ter sido anulado por rasura na cédula de votação. Alguns vereadores solicitaram a continuidade da apuração dos votos, provocando a irritação de outros que pediram a anulação do pleito. Houve muita discussão e policiais militares foram chamados para acompanhar a votação que foi anulada, iniciando uma nova rodada de votação. Após a votação tumultuada, o vereador da oposição Fernando Calmon (PSD) foi escolhido como novo presidente da Câmara de Vereadores de Candeias por nove votos.
Deixe seu comentário