O Bahia Notícia conversou recentemente com um dos homens públicos mais destacados desta semana em Candeias: o Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Robson Santana. Durante o diálogo com nosso repórter e editor chefe, Júnior Robocop, o homem da confiança do governador expressou seu orgulho pela inauguração do Anel Viário ligando as BAs 522 e 523 e por protagonizar a assinatura para início das obras de contenção de encostas na cidade.
Robson Santana aproveitou para contar um pouco da história por trás da demanda pelo recém inaugurado Anel Viário, história onde teve participação direta, e para falar de outros planos de infraestrutura para a cidade.
Nome respeitado entre os trabalhadores do Polo Petroquímico por sua atuação política-sindical, Robson Santana lidera hoje uma das pastas mais prestigiadas do governo municipal, tendo total apoio do chefe do executivo, Dr. Pitágoras, do governador do Estado, Rui Costa (PT) e do atual secretário estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins.
Entrevista:
Junior Robocop: Bom dia secretário Robson. Fala um pouco aos leitores do Bahia Notícia sobre sua participação e o prestígio de estar fazendo parte da inauguração de uma obra tão esperada como o Anel Viário.
Robson Santana: é muito gratificante estar ao lado do Governador Rui Costa, juntamente o Prefeito Dr. Pitágoras, na inauguração da 1º fase do Anel Viário, obra de grande importância para a mobilidade e segurança na região e uma das mais esperadas dos últimos 20 anos.
Junior Robocop: Como surgiu o projeto do Anel Viário?
Robson Santana: O projeto de construção do anel viário surgiu nos anos de 2005 a 2006, no período do planejamento dos impactos da ampliação da Refinaria de Mataripe. Na época eu fazia parte da direção da CNQ e Químicos Petroleiros, e cobrávamos da Petrobras e dos governos municipais e estaduais solução viária para diminuir o travamento do transito na Ba. 522, com a ampliação da frota de carros para as obras e depois com o aumento da produção dos derivados de petróleo.
Junior Robocop: Como você planeja seguir com novos projetos de mobilidade urbana para a cidade?
Robson Santana: Hoje como Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Candeias, com a responsabilidade de implantar o plano municipal de mobilidade urbana, gostaria de realiza-lo integrado ao plano de mobilidade da RMS. Tenho certeza que todos aqueles que na época se preocuparam com a mobilidade da cidade se dão por felizes em ver essa obra concluída para beneficiar todas as cidades em volta da Refinaria e principalmente Candeias. Isso é Mobilidade!
Junior Robocop: Secretário, você também assinou o documento para início das obras de contenção de encostas no município. Explica para a gente sobre a importância delas e a quem vai beneficiar diretamente.
Roboson Santana: Júnior, há mais de 30 anos que Candeias sofre com desastres nas suas áreas de encostas (quase toda a cidade) durante as chuvas que são corriqueiras, causando diversas vítimas com mortes e desabrigando muitas famílias.Nunca foi realizado um levantamento das áreas de risco nem realizado projetos para construir encostas na cidade, porém no ano de 2015, quando as chuvas causaram diversos estragos, o Secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, na época, Carlos Martins, me solicitou para acompanhar as equipes da defesa Civil do Estado e os técnicos da Conder e dos Ministérios da Cidade e Integração Nacional para visitar as encostas de Candeias a pedido do Governador Rui Costa, para um diagnóstico da situação.
Hoje (06.03.2017) estamos aqui com o Governador, o Prefeito Dr. Pitágoras o Ex. Secretário da Sedur, Carlos Martins para justamente dá ordens de serviço para o inicio das obras para as primeiras encostas, um investimento avaliado em mais de cinco milhões de reais, que vaibeneficiar as populações dos bairros Sarandi, Rua do Cajueiro e Santa Clara.
Junior Robocop: Para finalizar secretário, você mencionou que Candeias receberá ainda amais obras dessa magnitude. O que já foi feito nesse sentido e o que falta?
Robson Santana: Veja Júnior, através de estudos fotográficos e do solo e levantamento georreferenciado, mapeamos todas as encostas da cidade e hoje Candeias possui um estudo pronto para os investimentos nas encostas, falta apenas o governo federal através do Ministério das Cidades e Integração Nacional, liberar os recursos para a realização dos projetos e execução das obras e assim concluirmos o maior plano de investimento em solução de desastre da região metropolitana, depois de Salvador.
Junior Robocop: Obrigado pela entrevista e os esclarecimentos, Secretário.
Deixe seu comentário