Candeias, na Região Metropolitana, a 46 km de Salvador, foi a primeira cidade da região a homenagear Irmã Dulce, depois da morte da freira, que dedicou toda a vida ao serviço de doação e amor ao próximo, especialmente aos menos favorecidos. Teve o exemplo de amor e fé imortalizados na cidade, quando foi instalada em 2000 uma imagem em via pública a qual a população deu o nome de Praça Irmã Dulce. As vésperas de se tornar a primeira santa nascida no Brasil, no próximo dia 13 de outubro, em cerimônia a ser realizada no Vaticano, Santa Dulce dos Pobres será agora homenageada oficialmente pelos candeenses, isso por que só em 16 de setembro de 2019 a Prefeitura sancionou a Lei Municipal de nº 1.203/2019 que dá ao local o nome de Praça Santa Dulce dos Pobres. O local vai receber no dia 19 de outubro a imagem da Santa, em tamanho real, esculpida em bronze, em um grande ato de homenagem e comemoração.
Vale ressaltar que esta é a primeira vez que a praça é denominada via decreto, regulada perante o poder público. O projeto de Lei foi encaminhado pela Prefeitura, aprovada pela Câmara e, em seguida, sendo sancionada pelo prefeito Dr. Pitagoras Ibiapina.
A praça totalmente reformada vai contemplar, além do monumento em bronze (Imagem da Santa), em tamanho real, esculpida pela renomada artista plástica, Vânia Braga, piso composto por pedra portuguesa entrepostas formando uma cruz ao centro, piso tátil para portadores de deficiência visual e acessibilidade para cadeirantes, em um ambiente com novo paisagismo, que vai deixar a praça monumental mais acolhedora.
Anjo bom da Bahia
O fato da futura santa ser a primeira nascida em terra brasileira beatificada, enche de orgulho principalmente os conterrâneos baianos. E para comemorar este fato histórico, a Prefeitura vai realizar uma grande festividade com missa campal, show com banda católica e entrega à população da Praça Santa Dulce dos Pobres, no dia 19 de outubro. Na festa que vai contar com a presença do Bispo da Diocese de Camaçari, Dom João Carlos Petrini, além de fiéis e devotos de toda região, será transmitido também o filme sobre a vida e obras da santa.
De acordo com o prefeito, a nova praça vai reforçar ainda mais, junto com o Santuário de Nossa Senhora das Candeias, a imagem do turismo religioso que é tão pujante no município além da realização de um grande evento celebrativo. “Decidimos homenagear esta que á primeira Santa Católica brasileira com uma estátua em bronze. Sendo Candeias uma cidade muito religiosa iremos realizar nossa homenagem em comum acordo com párocos e toda comunidade”, destaca.
Imagem da Santa
A nova imagem vai substituir a antiga, esculpida em gesso, destruída em março deste ano por uma moradora que sofria de transtornos psicológicos. A imagem danificada está sendo restaurada pela Prefeitura e será doada para primeira comunidade dedicada à Santa Dulce dos Pobres, localizada em Saldanha, no distrito de Menino Jesus.
Programação de homenagem a Santa
15h – MINISTÉRIO APOLOGÉTICO
16h – EXIBIÇÃO FILME
17h – SOLENIDADE DE INAUGURAÇÃO DA PRAÇA
18h – MISSA CAMPAL
19:30h – CELINA BORGES
Serviço
O quê – Inauguração da praça e homenagem a Santa Dulce dos Pobres
Quando – 19 de outubro de 2019
Onde – Praça Santa Dulce dos Pobres
Hora – 15h
Deixe seu comentário