Alegria, emoção e gratidão marcaram a vida de 18 mulheres que realizaram a prova prática do curso de produção básica de salgados folheados, oferecido gratuitamente pela Prefeitura em parceria com o Senai. Os salgados foram produzidos na Carreta do Senai, instalada na Central de Abastecimento, e a prova prática, com degustação dos quitutes feitos pelas equipes, na Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social – Sedas.
Os salgados passaram pela aprovação de uma banca avaliadora, que contou com a presença da secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Joelma Aneide, o subsecretário, Gilvanei, do instrutor do curso, vereadores e outros.
Foram avaliadas 18 mulheres, sendo divididas em quatro equipes. Cada grupo apresentou os salgados produzidos à mesa avaliadora que, após a degustação dos alimentos passaram para o instrutor, Lucas Chaves, as percepções dos alimentos.
De acordo com o instrutor, em 10 dias de aulas práticas, é possível notar um crescimento muito grande das alunas, pois muitas delas nunca tinham trabalhado com salgados. “Com este curso básico as meninas aprendem uma possibilidade de renda. Agora podem vender em casa ou trabalhar em uma padaria. Elas estão muito felizes”, disse.
O curso foi oferecido para beneficiárias do Bolsa Família e do Programa de Atenção Integra – PAI. O PAI oferece as famílias assistidas a possibilidade de aprender um ofício, se capacitar, tocar instrumentos nos cursos de música e, posteriormente ser capaz de desenvolver um trabalho que gere renda.
Lucilene da Conceição se emocionou ao falar da realização do sonho de fazer um curso do Senai. “Sempre tive vontade de fazer um curso do Senai, mas o curso para mim é caro e não tinha condições de pagar, mas nunca perdi a esperança e hoje, graças a Prefeitura de Candeias, estou realizando um sonho que vai abrir portas”, comemorou.
As aulas teóricas começaram no mês de setembro, com dois dias de aulas teóricas na sede do Senai/Candeias, e 10 dias de aulas práticas, na carreta do Senai, que veio para Candeias.
Deixe seu comentário