Eu, José Ferreira Junior, ex-aluno da Escola São Lazaro do Jardim de Infância até o Primário, tive a Pró Angélica como uma das pessoas mais importantes da minha jornada, era moderada quando tinha que me punir diante dos meus erros e companheira da forma correta como educadora. Foi muito importante na minha vida!
No Ginásio, a Professora Odnelia da minha quinta série em diante foi entre as várias educadoras que tive uma das mais importantes, por saber conduzir da melhor maneira possível um jovem rebelde, era compreensiva comigo e com meus colegas e por conta da satisfação e alegria eu hoje posso em vida homenageá-las.
Top 10 versão 2019 – nesses 61 anos de emancipação política na cidade de Candeias, não poderia deixar de homenagear uma história tão marcante de uma professora que dedica seu amor aos cidadãos candeenses.
Direção: Júnior Robocop
Organização: Augusto Cirandinha
Professora Angelica Francisca dos Santos , carinhosamente conhecida como Gel. Iniciou como professora no “Mobral / alfabetização de adultos”. Naquela época formou-se em magistério e contabilidade na escola nossa senhora das candeias. Formada também em pedagogia na fac- faculdade regional de filosofia, ciências e letras de candeias, com pós graduação em artes na educação. Formada também em teologia na Universidade católica da Bahia. Na sua trajetória como educadora, teve a oportunidade de lecionar nas escolas:
- São Lázaro _ hoje cesla
- Mundo da criança
- Pape Bambi 2
- Escola nossa senhora das candeias _ Hoje censc
- Escola de Educação especial _ Apae Como educadora transmitiu conhecimento, para muitos estudantes da cidade, onde hoje alguns se encontram na posição de autoridades no município . Como :
• Dr Pitágoras – prefeito do município
• Carlos Ibiapina Júnior- Secretário de serviços públicos
• Marivalda Silva – Secretária de cultura
• Diego Maia – Vereador
• João Cláudio- ex vereador
• Júnior Magalhães- Ex deputado estadual
Dentre outros com diversas formações como: Advogados, Médicos, Nutricionista, Enfermeiras, Fisioterapeuta, Delegada, Psicóloga e dentre esses o jornalista Júnior Robocop, grande idealizador deste brilhante evento, na qual se orgulha muito de ter sido sua professora. A professora Angélica muito religiosa, devota de nossa senhora das candeias, vem contribuindo ao longo desses anos no ensino religioso, como catequista coordenadora da catequese e conselheira do santuário. A professora Angélica é uma grande contribuidora na formação dos cidadãos candeenses, sua vida foi se dedicar a educação do município, sempre apaixonada pela cidade de Candeias, durante a semana ocupa o seu trabalho educacional e aos sábados a sua rotina religiosa e aos domingos na missa, faz parte da história do Top 10 – candeias 61 anos de emancipação política
Odinélia dos Santos Pereira.
Natural de Lage-Bahia
Nasceu em 25 de Fevereiro de 1949.
Saiu da sua terra natal no ano de 1970, para morar em Candeias.
Trabalhou no Armarinho Andrade Minho, durante o dia, a noite estudava no Educandário Santa Lúcia.
Em 1973 casou com o Sr. Januário Fortunato Pereira, e tiveram 3 filhos.
Lílian, Wílliam e Débora, porém a caçulinha veio a óbito pós parto.
No ano de 1975 almeijou a conclusão do 2° grau.
Em 1979, foi convidada pela nossa saudosa Diretora Dalila Baptista dos Santos, para lecionar com o primário. Foi a realização dos seus sonhos. Colar grau e lecionar.
Já trabalhando ela pôde alugar uma casa, mobilhar e trazer seus pais e irmãs para Candeias, pois os mesmos moravam em Lage.
Odinélia começou a dar aulas com a turminha do primário. Vendo seu desempenho e amor pela profissão, veio o convite para estar lecionando no ginásio. Sem pensar duas vezes, aceitou o convite da pessoa que sempre foi “referência ” na Educação.
Lecionou com as disciplinas no diurno: Geografia, História do Brasil, OSPB, EMC, Português e Matemática “breve período “
Com a carência de Professor na Rede Pública, veio o convite para lecionar no turno noturno em 09/04/1984.
Como alunos conhecidos por todos os candeienses: o proprietário desse Jornal, Ivan do Prateado-vereador, João Cláudio-ex vereador, Alcione Vereadora, Perivaldo e irmãos do Apolo XI, Jota Brito, Del-Loose Feet, Ana Paula da CDL, Advogado e Vereador Sandro Moreira-Simões filho, Prefeito Dr. Pitágoras, Clara-assistente Social, Lílian-professora, Técnica em Administração e Assistente Social, Wílliam-professor e Tecnólogo em redes, entre outros
Lecionou em várias escolas do município: Polivatente, Censc, Candelário, Nossa Senhora das Candeias, Paulo VI, Cesla e no Dom Pedro. Porém foi convidada a assumir como Secretária, no Nossa Senhora das Candeias, após o falecimento da saudosa cunhada Míriam Pereira.
Durante o dia era secretária e a noite lecionava no Paulo VI.
Mas com o desgaste físico e mental, foi orientada pelo médico a diminuir sua jornada de trabalho.
Daí ela assumiu como Secretária no João Batista e saiu do Nossa Sra. até se aposentar.
Se aposentou em 2009, e ficou viúva poucos meses depois.
Continuou morando em Candeias com o caçula, depois de alguns meses, foram morar no sítio com a primogênita.
Wílliam casou e a chamou para ir morar com ele novamente, pois o mesmo trabalha de turno na Rede Record e sua esposa em uma empresa na carona.
É dessa união veio mais um herdeiro.
Avó de 3 netos: Fernando Jr e Felipe ” da primogênita ” e Kael Fortunato “caçula”
Tem um bisneto de 2 anis e 10 meses, Yudi Fortunato filho de Felipe.
Continua residindo em Candeias, com Wílliam e fins de semana vai pro sítio ficar com Lílian.
Congrega na mesma Igreja desde que veio morar aqui “Primeira Igreja Batista “.
Para a família quem é Odinélia ?
Excelente filha, ficou com seus pais até o último instante.
Como esposa era dedicada, apaixonada e companheira até o dia que Deus quis
Irmã, tia, sobrinha e cunhada ela é amada por tds
Mãe dedicada e amorosa.
Professora amiga e conselheira
Avó dedicada, conselheira e parceira.
Bia como é chamada pelo bisneto é “babona”
Saiu do seu município natal, para estudar e ajudar seus pais, com o propósito de vencer na vida e ajudar os seus.
Assim foi a trajetória das minhas honradas professoras. O meu muito obrigado por contribuir para o homem que sou hoje! Muito obrigado!
Deixe seu comentário