A primeira ação do novo governo, liderado pelo médico, Dr. Pitágoras, foi o assunto mais comentado em Candeias nos últimos sete dias. A reabertura da Emergência e Urgência do Posto Médico Luíz Viana, na última segunda-feira, mexeu com a opinião pública e agradou os munícipes que há tanto esperavam pelo ato administrativo.
A ação mobilizou mais de 600 pessoas para os arredores da unidade de Saúde, além de contar com a presença de autoridades municipais, como os vereadores da base do prefeito na Câmara, secretários, amigos e eleitores do médico e prefeito. Durante a reabertura, Dr. Pitágoras destacou o compromisso firmado com a população durante a sua campanha: “tinha a convicção de que não poderia deixar de cumprir esse compromisso já no primeiro dia”, disse.
Acompanhado de sua esposa e mais nova Secretária de Saúde, Soraia Cabral, Pitágoras selou a medida que pôs fim ao sofrimento de milhares de candeienses que desde 2014, quando o Posto perdeu seu setor de Emergência para dar lugar à Policlínica implantada pelo então prefeito, Sargento Francisco, tinham de se deslocar até à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou ao Hospital Ouro Negro, ambos distantes do centro da cidade, o que acarretava custos com transporte na ordem de R$ 65 reais (trajeto de ida e volta em um taxi, por ex.).
Pitágoras foi, juntamente com a vereadora reeleita e hoje sua opositora na Câmara, Rita Loira (DEM), o único legislador municipal à época a se declarar abertamente contrário ao fechamento da Unidade de Saúde que desde 1956 atendia a população dos inúmeros bairros de Candeias. Em 2014, o então vereador chegou a organizar um grande ato contra a mudança, reunindo centenas de pessoas em frente ao Posto, sem causar, contudo, qualquer comoção ao governo de Sargento Francisco (PSD).
Agora, com a unidade entregue novamente à população, Pitágoras se mostrou realista e reconheceu os desafios e deficiências da nova ala de emergência. O setor, que ainda carece de alguns equipamentos, deve sofrer reparos e melhorias nos próximos meses. Durante a inauguração, o prefeito fez questão de afirmar: “Esse é só o começo de uma nova história para a cidade”, aproveitando para pedir à população que cuidasse bem do patrimônio.
Deixe seu comentário