Todos os anos no dia 29 de junho é comemorado em São Francisco do Conde o Dia da Câmara. O ato cívico rememora a participação do povo franciscano na luta pela independência da Bahia, confirmada no dia 2 de julho de 1823 em Salvador. A solenidade conta com a participação de políticos locais e da região, professores, estudantes, imprensa e a população em geral. As comemorações começam bem cedo com alvorada, missa, desfile de fanfarras e encerra com a Sessão Solene.
Este ano o historiador palestrante foi o professor José Marcelo Silva, que mais uma vez trouxe trechos brilhantes da participação de São Francisco do Conde na conquista pela liberdade do povo brasileiro. Em paralelo, seis alunos da rede pública municipal de ensino, que participaram do concurso de redação promovido pela Câmara e pela Secretaria da Educação, mostraram que estão afinados com a história da nossa gente, apresentando suas produções. Eles foram premiados com smartphones, tablets e notebooks.
O ato cívico contou com a presença do prefeito Evandro Almeida, do vice Nem do Caipe e dos secretários da gestão municipal, do presidente da Câmara, Antônio Lopes (Pantera) e demais vereadores, do vice-prefeito de São Sebastião do Passé Fábio Argolo, cidade que também faz parte deste contexto histórico por já ter sido território de São Francisco do Conde, se emancipado no século XX, além de outras de outras autoridades.
As comemorações sobre o processo histórico no município continuam neste domingo com a chegada do Fogo Simbólico à cidade neste domingo e no dia 5 de julho com o Desfile Cívico em alusão ao 2 de Julho, às 8h, no Largo da Cubamba.












Deixe seu comentário