Em exclusiva ao Bahia Notícia, o Prefeito ficou inseguro em algumas respostas ao nosso editor chefe, Júnior Robocop.
Bahia Notícia: Com exclusividade, em comemoração aos 60 anos da cidade de Candeias, entrevista um ilustre filho da cidade, o Prefeito e Médico Dr. Pitágoras. Muito obrigado pela oportunidade da primeira entrevista ao Bahia Notícia!
Pitágoras Ibiapina “Piu”: Boa tarde caros leitores do Bahia Notícia, boa tarde meu amigo Júnior Robocop, essa grande pessoa, ilustre, que é dono de um grande jornal dentro de Candeias, que tem mais de 10 anos de história, 15 anos na verdade, então realmente já fazendo tradição dentro da cidade de Candeias, então para a gente é o maior orgulho e privilégio estar nos 60 anos da nossa cidade, comemorando e no dia de hoje estamos celebrando três eventos, a filarmônica com a nossa casa de música, onde nós estamos inclusive entregando de volta tudo que um dia foi destruído, e que nós reconstruimos. Tenho certeza que muitos jovens foram salvos do mundo das drogas, agora capacitados e ganhando o mundo sendo profissionalizados pela música, mas que infelizmente durante muitos anos essa filarmônica estava totalmente destruída e estamos inaugurando também no dia de hoje o NAACI, que é um programa de capacitação e qualificação de cursos, que nós estaremos ofertando a nossa comunidade, que são cursos de cabeleireiro, corte & costura, bordado, manicure, pedicure, oficina de bonecas. Essas duas inaugurações que nós estamos fazendo hoje, está totalmente atrelada ao nosso maior programa que nós estaremos entregando ao município de Candeias, é realmente um dia histórico, talvez não tenha nenhum outro dia tão memorável quanto o dia de hoje, onde nós estaremos entregando para as pessoas um programa de redistribuição de renda, como se fosse o Bolsa Família com recursos do município, onde as pessoas sairão realmente da zona da miséria, onde durante nossa campanha eleitoral presenciamos muita gente de Candeias passando fome, e realmente agora estamos fazendo um sonho da nossa campanha entregando esse programa que será um marco na história de Candeias.
Bahia Notícia: Dr. Pitágoras, você falou que o povo está passando fome e que agora você entrou no marco da história da política de Candeias, estou vindo da câmara de vereadores e lá aconteceu uma situação conturbada com professores, que alguns alegaram inclusive que foram seus professores, e que estão passando fome. O que você tem a dizer diante dessa situação?
Pitágoras Ibiapina “Piu”: Pois é, passando fome os professores não estão porque o salário dos professores daqui estão em dia, embora sim tenham muitos municípios que estão passando por dificuldade, a exemplo do município de Santo Amaro, que lembro que os salários não estão em dia, o salário dos professores de lá estão atrasados, aqui muito pelo contrário, no ano passado demos o maior aumento da região metropolitana par todos os servidores, então os salários realmente estão em dia, então eles com certeza não estão passando fome. O único problema que está acontecendo é o seguinte: os professores estão fazendo um pedido de que 60% dos valores do precatório que está chegando aqui para o município, que é um momento histórico, onde nós temos o dever de reaver com todos os erros que aconteceram na educação durante todo esse tempo, eles estão dizendo que tem esse direito dos 60%. Embora nos esbarramos com um problema de legalidade, onde todos os órgãos de controle não recomendam a redistribuição do valor do precatório para pagamento dos professores, então nós tivemos várias conversas, várias reuniões, fizemos uma mesa aberta para podermos discutir isso com os professores e no último 4 de julho o TCU recomendou que ficasse proibido essa distribuição de valor do precatório para os professores, então infelizmente algumas pessoas estão tentando politizar, na verdade tentando manipular esses professores, mas a justiça ela sempre vem a tona, né?! A justiça do homem pode até falhar, mas a justiça de Deus ela nunca falha, então eu tenho certeza que a justiça virá à tona e nós iremos saber se poderá pagar aos professores os 60% ou não. Podendo pagar, sendo realmente obrigatórios, nós iremos pagar aos professores, agora não sendo obrigatório pagar, nós não podemos nos envolver em uma ilegalidade.
Bahia Notícia: Você está sendo uma das figuras mais esperadas nesse momento na câmara de vereadores e segundo eles que estão lá protestando, você estaria fugindo, isso é verdade ou você irá comparecer a câmara para comemorar os 60 anos de Candeias?
Pitágoras Ibiapina “Piu”: A gente comemora uma festa do lado do povo, a gente não comemora algo fechado entre quatro paredes, então se nós estivéssemos com medo de enfrentar o povo e aos professores eu não teria ido à praça pública, fazer o hasteamento da bandeira, eu não teria ido a uma igreja católica onde tivemos uma missa e não teria vindo aqui na rua, onde estamos com as “portas” totalmente abertas recebendo o povo e inaugurando obras, que é a nossa função.
Bahia Notícia: Suas considerações finais para encerrar.
Pitágoras Ibiapina “Piu”: Peço a toda população candeense que torçam pela nossa cidade, que o dia da eleição será ainda em 2020, que chegando lá cada um tem o seu direito de votar em quem quiser, mas que por favor não politizem esse momento tão importante da nossa cidade, onde todos nós poderíamos estar aqui celebrando algo que vai ser um marco histórico dentro da cidade de Candeias, que é esse programa de redistribuição de renda, tenho certeza que muitas famílias estavam passando fome e com esses 200/300 reais que nós iremos encaminhar a estas pessoas nós iremos dar de volta dignidade a esse povo de Candeias que tanto precisa e merece.
Entrevista: Júnior Robocop
Matéria: Philippe Peltier
Fotos: Carlos Junior
Deixe seu comentário