A nossa bela Conceição da Feira completará nesta terça-feira, 23 de julho de 2019, 93 anos de emancipação política e nessa ilustríssima história escrita, com maestria, por tão aguerridos personagens avis que destacaram -se por amar em demasia nossa terra e nossa gente. Em tempos atuais, onde colhemos frutos suculentos da árvore frondosa plantada por mãos calejadas que prepararam o solo fértil para germinar a semente do renovo, lembramo-nos do saudoso Francisco Guedes Bastos – Chico Guedes, ex-prefeito conceiçoense, nascido na cidade ternura em 1945, que infelizmente nos deixou em 25 de outubro de 2016.
Chico, como era carinhosamente conhecido, governou Conceição da Feira (2005-2008), e com o seu pulso firme e coração enormíssimo tanto fez pelas pessoas, sobretudo as mais necessitadas, sempre foi reverenciado como figura política a nível Bahia, quiçá Brasil. Com a sua seriedade e compromisso com nossos munícipes deixou um enorme legado de trabalho e amor ao próximo, virtudes importantes que a sua esposa, Rosilda Bastos, atual vice-prefeita, segue a risca, com a convicção que Chico Guedes está presente em essência e viverá eternamente em nossos corações.
Nesta data esplendorosa, onde o povo de Conceição da Feira comemora no presente ás conquistas do passado ao tempo que espera do porvir tempos salubres, lembramos com garbo e afinco a memória de Chico Guedes, um amante incondicional do nosso município, em sua gestão, impulsionou as obras com recursos próprios, fez uma uma governança técnica, sua preocupação em uma saúde de qualidade o fez priorizar a reforma, ampliação, investimentos em equipamentos e profissionais na Unidade Hospitalar Maria Teodora Leal, visando atender a demanda popular. Levaríamos horas, dias e até anos a fio ressaltando as realizações e qualidades do grande pai, esposo, avô, amigo, empresário, político e cidadão de bem Chico Guedes, porém, em poucas linhas resumimos uma linda trajetória.
Para Junior Robocop, editor do Bahia Notícia, que a mais de uma década conhece Chico Guedes tendo feito parte do seu governo como assessor de imprensa, foi um dos maiores e melhores momentos de sua carreira. Chico Guedes tinha uma cumplicidade de amigo e irmão, deixando muito conhecimento ao editor, que conta ter belas lembranças dos momentos em que esteve ao lado de Chico.
Robocop por entender bem o projeto de Chico na época passou a morar em Conceição da Feira, servindo ao governo que foi um dos mais importantes da cidade. O atual prefeito Pompílio e Chico Guedes apelidaram Junior de ”Lambe Lambe” por ter chegado naquela época com uma máquina fotográfica digital, pois acharam muito engraçado aquele fato!
Essa é a nossa homenagem póstuma, lembranças especiais de um ser único e querido por todos que cravou o seu nome nos anais da nossa terra, dedicou todo o seu tempo, até o fim da sua vida, para o desenvolvimento de Conceição da Feira, cidade que orgulhava-se em ter nascido, criando seus filhos e onde passou seus últimos dias de vida. Suas lindas palavras, ditas com emoção, ficarão marcadas para sempre, “Eu amo Conceição da Feira, meu torrão natal”, sempre dizia.
POR: WASHINGTTON BARBOSA (BAHIA NOTÍCIA)
Discussion about this post