O primeiro DVD antirracista da História do Forró! O cantor Nilton Alex grava um audiovisual histórico no dia 08 de maio de 2024, em sua cidade natal São Felix – BA, lançado agora no mês do novembro de 2024, o novembro negro, onde teve o primeiro ano na história onde o dia da consciência negra foi feriado nacional, contou com a participações de Cantores negros, trazendo o protagonismo negro para o forró, que teve seu início por pessoas preta (Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jakson do Pandeiro, dentre outros), por conta da racismo estrutural o forró sofreu um branqueamento, e atualmente as maiores vozes de forró de nosso país principalmente as que dominam as plataformas de stream, e as paradas de sucesso são pessoas Brancas, e o cantor traz uma proposta irreverente e inédita na história do forró, com um repertório de músicas antirracistas com denúncias que trazem à tona temas de grandes relevâncias sociais como o: racismo (estrutural, ambiental, climático, dentre outros), corrupção, exploração infantil, preconceito, questões étnico raciais, educação, identidade e pertencimento. Além de trazer em evidência a cidade histórica São Felix – BA que as vezes fica invisibilizada nos holofotes midiáticos, por conta de outras cidades circunvizinhas levarem toda a fama histórica. Esse projeto também fomentou a cultura local, a economia criativa no dia de sua execução e difusão do turismo local.
A escolha da cidade foi que além de ter sido o local do nascimento do cantor, nessa mesma cidade teve a primeira médica negra e professora de universidade púbica brasileira Drª Maria Odília Texeira, e também por conta de ser uma cidade histórica e palco de muitas lutas como a independência da Bahia, Segunda Guerra mundial, e o Movimento Federalista Popular, dentre outros. O Munícipio teve grande influência na independência do estado da Bahia tanto que a tocha olímpica do dia dois de julho (dia que se comemora a Independência da Bahia), sai de São Felix e segue até a capital baiana Salvador; banhada pelas águas do rio Paraguaçu, com mais de 132 anos de emancipação política, São Felix faz divisa com a importante cidade também histórica Cachoeira-BA, sendo dividida pela ponte Dom Pedro II.
São Felix – BA também é uma cidade histórica assim como sua vizinha Cachoeira – Ba, que sempre acaba levando os holofotes e deixando sua cidade irmã de lado. Com esse projeto, visa também a valorização histórica e artística da cidade que já foi palco de muitas lutas e conquistas históricas importantes, trazendo em evidência suas belezas naturais em virtude que a gravação desse DVD (Projeto Audiovisual) – “ESCURECENDO OS FATOS #ForróComResistência – Ao vivo no Recôncavo Baiano”) ter sido realizado a margem do Rio Paraguaçu tendo como paisagem de fundo a vista da Ponte Dom Pedro II.
Assista agora DVD⁴ | NILTON ALEX | ESCURECENDO OS FATOS | AO VIVO NO RECÔNCAVO BAIANO IN SÃO FÉLIX – BAHIA
https://www.youtube.com/watch?v=aqYWypVYYiY&t=7383s
Este projeto de gravação audiovisual foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura, via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022. DVD Nilton Alex – ESCURECENDO OS FATOS foi vencedor do EDITAL Nº PG 02/2023 – PRODUÇÃO AUDIOVISUAL WEB: DVD (audiovisual) histórico! Sendo o PRIMEIRO DVD DE FORRÓ ANTIRRACISTA DO BRASIL!
Deixe seu comentário