O vereador de Maragogipe, Cleomo Badboy, vem denunciando a questão da barragem da Votorantim Energia, pois essa não tem plano de emergência para evacuação e muito menos as sirenes de alerta para quando o volume de água aumentasse. Cleomo pede para que a Votorantim Energia assuma o compromisso de instalar essas sirenes de alerta para a população de Cachoeira, Maragogipe e São Félix, além de apresentar um plano de evacuação emergencial.
A Votorantim Energia, empresa que administra a barragem de Pedra do Cavalo, localizada entre as cidades de Cachoeira e Governador Mangabeira, no recôncavo baiano, informou que ampliou a quantidade de água liberada pelas comportas a partir do último domingo (26).
De acordo com a empresa, a vazão pode chegar a 1.500 m³ por segundo, volume máximo da calha do rio, conforme as regras de operação. Neste domingo, a capacidade está em 63,50% do volume útil dos reservatórios.
Ainda de acordo com a empresa, o procedimento pode ocorrer de acordo com a necessidade e faz parte das operações da usina, realizadas de forma controlada para garantir a segurança.
Deixe seu comentário