Medida causa polêmica entre motoristas.
O prefeito de Candeias, Sargento Francisco, falou esta semana da novidade que afetará a vida de todos os motoristas que trafegam pelas ruas de Candeias: a licença para multas e notificações agora atribuída aos agentes de trânsito da SMTT – órgão fiscalizador do trânsito em Candeias.
A legitimidade para aplicação de multas pelos guardas de trânsito tornou-se possível após a realização do concurso público municipal para a categoria, já que somente guardas concursados e treinados poderiam ter respaldo em lei para a aplicação de infrações. Em pronunciamento o prefeito justificou: “Candeias é uma cidade que cresceu de maneira desordenada e as áreas centrais são muito complexas, a regularização dos Agentes visou uma melhoria no acesso para toda a população”.
A medida foi recebida com celebrações e críticas pelos motoristas e pedestres da cidade. De um lado há quem considere importante a atribuição de infrações aos motoristas que violarem as regras de trânsito no município. “A gente via muita coisa errada nas ruas.
otorista estacionando em lugar inadequado e até comprometendo a vida dos pedestres. E o pior disso era que os guardas não podiam fazer muita coisa. Acho que agora isso muda”, disse seu Maurício, 51, que dirige há mais de 30 anos.
Críticos argumentam que a medida é insuficiente e não ataca a real dimensão do problema da desorganização do trânsito na cidade. “Rapaz, ainda falta um monte de coisa. Tem que ter sinalização de onde realmente pode e não pode estacionar. Tem que treinar e fiscalizar os próprios guardas. Quantas vezes já vi eles conversando e no celular enquanto o trânsito fica caótico? Sair multando todo mundo pra mim não resolve nada, sem mudar a estrutura do trânsito da cidade”, argumentou Cleiton, de 27 anos, morador do Malembá.
Segundo o Coronel Santana, Secretário de Trânsito e Transporte de Candeias, desde o início da medida mais de 500 advertências foram inferidas e mais de 100 multas aplicadas em todo o município. Segundo ele, as infrações mais comuns são estacionamento em local proibido e filas duplas.
A SMTT realizou mais de 500 advertências orientando a população com relação às infrações e informando que a partir de agora as autuações de multas serão realizadas. “ As notificações com multas estão sendo realizadas e as mais comuns são estacionamentos em locais proibidos e fila dupla, até agora mais foram mais de 100 veículos multados”, concluiu o Secretário de Transito e Transporte, Coronel Santana.
Deixe seu comentário