Buscando garantir segurança viária nas ruas do município, é que a Prefeitura de Candeias, através da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) com o apoio da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), iniciou a fiscalização e apreensão de animais soltos em vias públicas. Nesta sexta-feira (01), foram capturados dois animais de grande porte no bairro da Urbis 1.
O secretário da pasta, Alan Cássio, explicou que a ação atende a um pedido contínuo dos moradores e pediu a colaboração dos proprietários para manterem seus animais presos e em segurança. “Animais soltos representam um alto risco para motoristas e pedestres, podendo causar acidentes graves. Nosso trabalho, além da conscientização, é zelar pela integridade da população e também pelo bem-estar do animal”, afirmou.
Após serem apreendidos, os animais são transportados em carrocinhas para um local apropriado, onde ficam guardados até que seus respectivos donos os recuperem, mediante pagamento das despesas geradas para a sua alimentação, cuidado e guarda.
Para realizar o resgate do animal, o proprietário deve comparecer até a Secretaria de Serviços Públicos no prazo de 5 dias úteis. Caso não ocorra a retirada dentro desse período, o animal poderá ser leiloado ou destinado a outras finalidades, conforme decisão da prefeitura.
As medidas tomadas, desde a apreensão dos animais até as sanções administrativas, são embasadas na Lei Municipal n.º 1.204/2019, que determina a apreensão de animais de médio e grande porte, como bovinos e equinos, encontrados circulando livremente pelas ruas.
Em caso de animais soltos no perímetro urbano, a população pode denunciar entrando em contato através dos números (71) 3601-6035 ou 3601-4590.
Deixe seu comentário