O ex-prefeito cassado e investigado Jeferson Andrade e sua esposa Naiara Cardoso, ex-secretária de saúde de Madre de Deus, contrataram o Instituto de Gestão, Saúde e Tecnologia – IGST que foi criado como centro espírita, passou a ser associação para tratar usuários de drogas e só se transformou para área de saúde para atuar unicamente e exclusivamente no Municipio de Madre de Deus. Foram realizados ao total 3 (três) contratos com o IGST (contratos 022/2019, 091/2019 e o 209/2019) o somatório total para essas contratações chegou a R$ 25.196.600,39 (vinte e cinco milhões cento e noventa e seis mil seiscentos reais e trinta e nove centavos).
A duração destes contratos se iniciou em 26/01/2019 finando em 30/05/2020 o que perfez o período de contrato de gestão pelo prazo de 1 ano, 4 meses e 4 dias e por esses período, o Instituto de Gestão, Saúde e Tecnologia – IGST recebeu o montante de R$ 22.911.851,20 (vinte e dois milhões novecentos e onze reais oitocentos e cinquenta de um real e cinte centavos) que equivale a 90,93% do valor total.
Mesmo recebendo 90,93% do contrato, causou grandes danos ao Municipio, várias empresas tomaram calotes e ajuizaram ações de cobrança, por outro lado, os funcionários do IGST, não receberam suas rescisções trabalhistas e esses débitos deixados por Jeferson Batista e Naiara Cardoso estão sendo pago gradativamente a cada sentença prolatada pela atual gestão de Dailton Filho.
O Ministério Público Estadual através do Inquérito Civil nº 003.9.168423/2020, está apurando graves ilicitudes que vai de fraude à licitação, falsificação de documento, uso de laranjas, prestações de contas não entregues, apresentação de falso contrato de capacidade técnica do IGST, falsos atestados de visita in loco falsos e muitas outras coisas.
O ex-prefeito cassado e a sua esposa ex-secretária de saúde terão que se explicar e muito, pois o inquérito civil entrou em fase final de apuração e muito rápido podemos ter um desfecho desta mazela. O assunto também é apurado além da área cível para constatar o crime de improbidade administrativa também está sendo apurado na área criminal bem como também no Tribunal de Contas dos Municipios da Bahia. O Ministério Público Federal também está apurando a mesma denúncia simultaneamente conforme declínio de atribuição do IDEA nº 003.9.31222/2019.
Hoje, Jeferson Andrade é o atual presidente do partido União Brasil em Madre de Deus, caminhará com a Direita que apoia o Bolsonarismo. Sua nomeação de presidente da sigla se deu de forma opaca e gerou revolta no próprio grupo dele que não concorda com a adesão e segundo fontes, devido essa decisão do “Batista” já se falam em desembargar desse grupo.
Outro fator que está dando dor de cabeça ao tal grupo, é a inexigibilidade de Jeferson, pois é dada como certa e para alguns da própria base dele. Não conseguirá transferir voto, o que enfraquecerá ainda mais o grupo vem se desfiando nos últimos meses.
Detentor de inúmeros processos já ajuizados, e várias denúncias em apuração tanto no Ministério Público Estadual e Federal, Tribunal de Contas dos Municipios da Bahia, na Polícia Civil da Bahia (DECECAP), e igualmente na Policia Federal, Jeferson Andrade não terá sucesso nem sossego pelo jeito.
Deixe seu comentário