Com o aumento de casos da covid-19 em todo território nacional, o Ministério da Saúde começou a enviar doses de reforços para os estados e municípios, afim de combater a proliferação do vírus e evitar o aumento de casos entre as pessoas.
A Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Saúde, vai seguir o cronograma pré-estabelecido pelo MS, aplicando, nesse primeiro momento a 5ª dose em pessoas acima de 18 anos imunocomprometidos, ou seja, pacientes que estão fazendo hemodiálise; pessoas vivendo com HIV; pessoas com doenças intestinais inflamatórias; em processo de quimioterapia, entre outros. Já o público sem comorbidades, a 5ª dose será aplicada para pessoas acima de 60 anos.
Para ter acesso a vacina, o cidadão deve se dirigir a Clínica Proteger, localizada ao lado do Posto Médico Luiz Viana Filho, no Centro da cidade, munido de um documento de identificação com foto e a caderneta de vacinação, no horário das 08 às 16h.
Lembrando que para receber a 5ª dose, o paciente tem por obrigação esperar 4 meses após ter tomado a última vacina contra a covid. A sesau informa ainda que os pacientes que estão em atraso das doses anteriores, de qualquer idade, deve se dirigir a Clínica Proteger e atualizar seu calendário de vacinação.
Uso obrigatório de máscara nas unidades de saúde
Ainda está em vigor o Decreto Municipal 28/2022 que estabelece o uso obrigatório de máscara em unidades de saúde da cidade. Dessa forma, fica determinantemente proibido a entrada, tanto do paciente, quanto do acompanhante sem a máscaras nas unidades. “Hospitais e PSF’s são ambientes fechados e por isso precisamos nos cercar de todos os os cuidados. Por isso fazemos esse apelo tanto ao paciente quanto para o acompanhante de utilizar máscaras nas nossas unidades”, explicou o secretário de Saúde, Marcelo Cerqueira.
Deixe seu comentário