Vamos chamar atenção para um movimento denominado Sou Vaqueiro Mereço Respeito, que vem crescendo na região sisaleira.
O grupo de vaqueiros de Biritinga dessa vez marcou o Novembro Azul com a realização do Primeiro Mutirão de Saúde do Vaqueiro, realizado no dia 19 de Novembro de 2022, na Comunidade Quilombola de Trindade, na cidade de Biritinga. Movimento esse liderado pela Produtora e Mobilizadora Cultural, Leina Marques, e agora Fundadora da Associação dos Vaqueiros de Biritinga junto à Juliany Couto, Presidente da Associação, duas amigas do interior baiano que se uniram pra fortalecer a cultura do vaqueiro e tem dado certo.
O Mutirão contou com o apoio do Prefeito Gil de Gode e do Secretário Municipal de Saúde, Daniel Cerqueira, representado pelo então Secretário de Cultura e Artista da Terra, Chicão. Na oportunidade, o Mutirão moveu um exército de profissionais de diversas áreas de forma voluntária, a exemplo do Médico Anthony Mota, o escritório de Advocacia Nonato & Lima representado pelo Adv. Pedro Nonato, do Nutricionista Bruno Carvalho, da Enfermeira Nayara Gonçalves, Liliane Bastos tec. De Enfermagem, Kell Marques auxiliar administrativo, dentre outros.
O Mutirão garantiu a cerca de 100 vaqueiros da cidade de Biritinga consultas, exames, testes rápidos, palestras, vacinação e muito mais. “Esperamos que todos os prefeitos da região ouça o clamor dos vaqueiros e olhem por essa classe que parece invisível ao olho da sociedade. Com apoio de Edylene Ferreira nos organizamos de forma jurídica, mas a nossa meta é ver nossos líderes decretar o vaqueiro como patrimônio histórico imaterial de cada cidade que forma a região sisaleira”, diz Leina Marques.
Deixe seu comentário