Com o foco na exploração de óleo e gás em águas profundas e ultraprofundas no pré-sal, a gigante do petróleo brasileiro Petrobras, informou em fato relevante ao mercado, ontem à noite (26/11), que finalizou com êxito e com vigência até agosto de 2030, o contrato de arrendamento da Usina Termelétrica TermoCamaçari (UTE TermoCamaçari), localizada no estado da Bahia, para a Proquigel Química, subsidiária da Unigel.
De acordo com o comunicado da estatal, o arrendamento da Usina Termelétrica TermoCamaçari está alinhado com a estratégia da companhia de melhoria na sua alocação do capital e da construção de um ambiente favorável à entrada de novos participantes no segmento de gás e energia.
A UTE TermoCamaçari é uma usina termelétrica movida a gás natural situada em Camaçari, na Bahia, com capacidade instalada de 120 MW. Antes da revogação da outorga de geração, ocorrida em 16/03/2021, conforme Resolução Autorizativa ANEEL nº 9.781, a unidade operava sob demanda, com base nas decisões do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Proquigel assume por dez anos fábricas da Petrobras de fertilizantes nitrogenados da Bahia e de Sergipe (Fafen)
Foi celebrado em 04 de agosto de 2020, a posse das novas instalações da empresa Proquigel Química SA, que arrendou da Petrobras as Fábricas de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe e da Bahia (Fafen) por 10 anos. A nova empresa ja gerou em março deste ano, empregos na Bahia e Sergipe assim que iniciou sua operação nas fábricas.
Com atividades em estados vizinhos, a Proquigel desembolsou durante a transação cerca de R$ 177 milhões para ter controle sobre as Fafens da Bahia e de Sergipe da Petrobras por uma década, podendo ser prorrogado por igual período.
O arrendamento inclui, além das fábricas da Petrobras, os terminais marítimos de amônia e ureia do Porto de Aratu, na Bahia. O plano, segundo a empresa, é que a operação seja iniciada no começo de 2021.
Produtora de amônia, ureia fertilizante, ureia pecuária, ureia industrial, ácido nítrico, hidrogênio e gás carbônico, a Fafen de Sergipe, situada no município de Laranjeiras, está hibernada desde o início de 2019. De acordo com o Governo de Sergipe, a capacidade de produção da fábrica já chegou a ser de 300 mil toneladas de sulfato de amônio por ano, com exportação para todo o mundo.
Desde que a Petrobras iniciou a hibernação da empresa, o Governo tentou na época, de diversas maneiras, encontrar soluções para não perder a produção e atividade de tamanha proporção no estado, já que a Fafen sempre teve grande importância no desenvolvimento econômico da região do Baixo Cotinguiba.
Sobre a Unigel
A Unigel é uma das maiores empresas químicas brasileiras, com posição de liderança em estirênicos, acrílicos e fertilizantes nitrogenados na América Latina. A empresa atua no segmento de fertilizantes por meio da subsidiária Proquigel Química S.A. Em 2019, a empresa arrendou da Petrobras as fábricas de fertilizantes nitrogenados da Bahia (Fafen-BA) e de Sergipe (Fafen-SE).
Deixe seu comentário