O entorno da Igreja do Loreto, na Ilha dos Frades, foi palco de um espetáculo protagonizado por peixes xareus gigantes. Os animais tem chegado até bem próximo da escadinha do templo, que fica imersa nas águas transparentes da ilha.
O fenômeno representa o sucesso advindo da aprovação da Lei da Área de Proteção Cultural e Paisagística (APCP) do Loreto, que proibiu a pesca predatória na região.
A Capela de Nossa Senhora do Loreto, construída no século XVII, tem um enorme valor simbólico para a cultura e o turismo na Ilha dos Frades. A construção é considerada uma das mais pitorescas igrejas baianas. Um dos motivos é por estar a alguns metros do mar; o outro é que, lá dentro, tem um altar com elementos neoclássicos.
A Ilha dos Frades é considerada um verdadeiro reduto ecológico, em razão de manter uma vasta área de Mata Atlântica. Entre os monumentos históricos da ilha, destacam-se, além da Igreja Nossa Senhora do Loreto, as ruínas da Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, construída no século XVII; a Igreja Nossa Senhora do Bom Parto; o Farol da Ilha dos Frades; as ruínas de um lazareto; e o armazém de quarentena de escravos.
Via: BN
Deixe seu comentário