Além de professores, alunos, ex-alunos e políticos, toda a sociedade do município participou de manifestação para continuar de pé o sonho do histórico colégio estadual.

O Centro Educacional 30 de Junho é um colégio estadual, localizado em um bairro de classe média baixa, na Avenida Getúlio Vargas. A escola abrange o nível de ensino fundamental e médio nos turnos matutino, vespertino e noturno, atendendo mais de 900 alunos.

O ex-aluno do Centro Educacional 30 de Junho, Caik Oliveira, que participou do protesto, disse que se sente orgulhoso em ter feito parte da unidade escolar e pede ao governo do estado que não feche a escola. “Fui aluno do 30, me formei lá e hoje tenho orgulho em dizer que fiz parte dessa unidade educacional de excelência, acho uma tremenda injustiça fechar uma escola onde a mais de três décadas vem servindo e formando pessoas para o futuro. Faço aqui meu apelo em nome da população Serrinhense que os governantes NÃO permitam o FECHAMENTO dessa unidade educacional”, disse.

O Centro Educacional 30 de Junho, por sua vez, divulgou uma ‘Carta Aberta’ a população:
O Centro Educacional 30 de Junho, conhecido como a “Escola do Padre”, Unidade Escolar Estadual localizada na Avenida Getúlio Vargas, S/N, Bairro da Estação, Município de Serrinha, Território do Sisal – NTE04, Estado da Bahia, tem prestado relevantes serviços educacionais há mais de três décadas. É reconhecido pela comunidade serrinhense por ser um excelente espaço de formação dos seus estudantes. Além de desenvolver o sentido de pertencimento por todos que por ela passaram, os que ainda estão vinculados a esta unidade vivencia, como marca peculiar desta escola, trabalhos de cunho artístico-culturais através de múltiplas intervenções no Município de Serrinha e fora dele, além de manter parcerias pedagógicas com universidades, institutos e atuar ativamente em Conselhos e espaços cuja principal pauta é a coletividade. Entretanto, mais uma vez, por não possuir sede própria, a escola é surpreendida pela iminência de extinção por reordenamento escolar da Rede Estadual, o que causa insegurança a toda comunidade quanto a matrícula dos estudantes, a manutenção do quadro de professores e funcionários tornando-os excedentes. Vale ressaltar que esta é a única Unidade Escolar Estadual que atende aos Bairros da Estação, Cruzeiro, Vila de Fátima, Recreio, URBIS, Novo Horizonte, Vista Alegre, dentre outros bairros da cidade, além de várias comunidades rurais. Tais como: Matinha, Tanque Grande, Campo Redondo, Floresta, Baunilha, Murici, Pau-Ferro, Oiteiro, Cipó, Rosarinho, Arco Íris, Alto da Bandeira, Sítio Baixa D’Água e Laje, tornando sua existência imprescindível à nossa comunidade. Diante do exposto, vimos por meio da presente Carta Aberta conclamar a população serrinhense, instituições, sociedade civil organizada, pais, estudantes, cidadãos para apoio a nossa luta a favor da permanência do Centro Educacional 30 de Junho, enquanto Instituição Pública de Ensino autônoma da Rede Estadual de Educação, na comunidade serrinhense do Bairro da Estação. Certos de contar com vosso apoio, desde já agradecemos.
Serrinha, Bahia 12 de novembro de 2019.
REPRESENTANTES DO COLEGIADO ESCOLAR DO CENTRO EDUCACIONAL 30 DE JUNHO, GESTORES, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS, ESTUDANTES, PAIS / REPRESENTANTES LEGAIS.

Deixe seu comentário