Aconteceu nos últimos dias 31/10 e 01/11, na sede da OAB em Serrinha, o II Encontro de Direito da Região Sisaleira e da Jovem Advocacia, que contou com a presença de grandes personalidades do setor jurídico da Bahia.

Na oportunidade o Bahia Notícia entrevistou com exclusividade o Dr. Luiz Coutinho, Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia.
Bahia Notícia: Doutor, nos fale sobre esse evento e a Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia.
Dr. Luiz Coutinho: Estou aqui em Serrinha participando desse evento espetacular que é o Encontro dos Jovens Advogados da Região Sisaleira, parabenizando a iniciativa do Presidente Raimundinho, nosso Conselheiro Sabino, nosso Delegado Pedro e todos os colegas aqui da região, que fizeram com muito carinho esse evento para a jovem advocacia. A Caixa de Assistência é um órgão da OAB que cuida da família do advogado, que cuida dos interesses do advogado e que foi criada a mais de 70 anos com objetivo de acolher os advogados em situação de vulnerabilidade. De lá pra cá a Caixa cresceu muito, são muitas ações direcionados ao esporte, saúde, lazer, convênios e hoje é uma realidade que a Caixa seja uma instituição muito presente no dia a dia. O advogado regularmente inscrito na OAB passa a ter direito automaticamente a se filiar a Caixa e uma vez filiado ele tem a sua disposição mais de dois mil convênios. Temos serviços na capital e no interior. Estou chegando de uma entrega de uma sala em Inhambupe e nós já fizemos mais de 100 entregas dessas de sala de advogados nas últimas duas gestões do Presidente Fabrício Castro, o que mostra que temos uma preocupação muito grande com o advogado do interior. Na capital nós temos também vários serviços para os colegas e entre eles dois que eu acho muito importantes são o hotel de trânsito, o advogado que vai a capital terá a condição de se hospedar conosco gratuitamente, bastando ligar para Caixa e pedir uma reserva, temos lá uma estrutura de um apartamento com ar condicionado, televisão, frigobar a sua disposição para poder utilizar. Nesse mesmo espaço temos um spa urbano que funciona de segunda a sábado e você pode marcar o atendimento de massagem, reflexologia, é uma proposta de ajudar o advogado que vive uma realidade de muito stresse a ter maior qualidade de vida. Temos também um projeto chamado meu escritório, esse projeto tem duas unidades, uma que tem área de 56 computadores disponíveis e um outro que tem sala de reunião com padrão de qualidade muito elevado para que os advogados possam atender os seus clientes naquele local. Então você vê que o dinheiro da anuidade do advogado é 20% revertido para a Caixa e nós reinvestimos na advocacia, então fico muito feliz em participar e poder apoiar eventos como esse.
Dr. Luiz Coutinho: Acho que o postulante ao cargo público tem que ter um compromisso maior, que é o compromisso com a democracia, com o respeito as instituições e estar preparado para exercer a vontade popular. Nós vivemos no país uma grande crise que é a crise da cidadania, enquanto o brasileiro não entender que ele é um cidadão e tem que se comportar como tal e não é só a partir do combate à corrupção, é a partir de ações diárias dos indivíduos ante as mais diversas situações. A OAB não tem partido, a OAB defende valores, então nisso a gente não tem nenhuma vinculação, embora muitas vezes a gente seja desacreditado quando fazemos questionamentos a ‘A’ ou ‘B’ e todas as vezes que fazemos questionamentos a um grupo o outro acha que a gente está defendendo aquele partido político, não é verdade! Tivemos problemas com a Blitz do IPVA disseram que eramos contra o Governo do Estado, tivemos problema com o IPTU disseram que eramos contra o Prefeito da capital, então você vê que a rigor nós temos uma diretriz de respeito aos interesses da comunidade, por conta disso exercemos esse poder de estar sendo a voz altiva do cidadão.
Bahia Notícia: O Deputado Eduardo Bolsonaro, apesar de ser bacharel em Direito, causou o maior alvoroço em citar um possível retorno da AI-5 caso a oposição viesse a mexer com o pai dele, qual o posicionamento da OAB diante de uma atitude dessas?
Dr. Luiz Coutinho: Lamentável! Depois de avançarmos tanto na democracia termos uma proposta de retrocesso dessa ordem. A gente precisa realmente combater a abertura de cursos jurídicos para que a gente não tenha pessoas que não se comportem de uma forma adequada, sobretudo com respeito as instituições. Não acredito que isso vá acontecer, seria perder demais para um país que já avançou tanto.
Entrevista: Junior Robocop
Texto e Edição: Philippe Peltier























Deixe seu comentário