Bahia Notícia entrevistou um dos principais criadores e cuidadores de cavalos da raça Pampa na Bahia, o Veterinário Bruno Machado.
Bahia Notícia: Fale um pouco desse crescimento da origem Pampa.
Veterinário Bruno Machado: A raça Pampa é aquele cavalo originado do cavalo do índio americano, dos filmes de faroeste, aqueles cavalos pintados, malhados e existe um público muito grande que gosta desse tipo de animal. Aqui no Brasil foi feita uma associação para selecionar esse tipo de animal, que é a raça Pampa, pelagem pampa engloba animais de várias raças, mas a associação fez um padrão racial que é o biótipo da raça pampa que faz os registros, participa dos eventos, exposições, competições e tudo mais. É um animal para montaria, passeio, exposição, sempre rejeitando os animais de tração, trabalho, tipo Quarto de Milha, Puro Sangue Inglês, então não adianta ser só Pampa, tem que estar dentro do padrão da raça da Associação Nacional para que seja registrado. O diferencial do cavalo Pampa por ter uma pelagem composta, que não existe duas iguais no mundo, é uma identidade única desse animal, então existe esse diferencial que agrega muito valor de mercado.
Bahia Notícia: Como o pessoal está recebendo as provas de Poeirões?
Veterinário Bruno Machado: Essas provas de Poeirões é uma forma de popularizar a raça do cavalo, tanto Pampa como outra raça qualquer, porque a facilidade do criador pequeno levar o animar é muito maior, mais simples, por ser uma prova de 1 dia só, o custo muito mais baixo, premiação boa e quando se vai para exposições como Fenagro, Exporural e etc, é um custo altíssimo, você é obrigado a ficar 1 semana no Parque mantendo alimentação de peão, transporte, exames, então o Poeirão tem sido uma válvula de escape e é muito divertido, a turma gosta bastante, é bem competitivo, ganhar mais prêmio do que exposição, então está todo mundo preferindo o Poeirão. E na raça Pampa a gente faz o ranking baiano, cria uma competitividade bastante interessante, a turma gosta, se diverte, faz amizade, junta todo mundo e aí vai pra frente mesmo.
Bahia Notícia: Considerações finais.
Veterinário Bruno Machado: Gosto do cavalo, sou técnico da raça Pampa que me identifico mais, há muitos anos, quase uns 15 anos que sou técnico da raça Pampa, tivemos um auge muito grande aqui na Bahia, já chegamos a fazer exposições com mais de 200 animais.
Deixe seu comentário