O Bahia Notícia recebeu esta semana breves e valiosas dicas da nutricionista Raílda Vilares sobre uma das doenças que mais mata homens em todo o mundo: o câncer de próstata. No bojo da campanha Novembro Azul, que anualmente alerta a população masculina sobre a importância dos cuidados com a saúde – particularmente com a finalidade de evitar e diagnosticar o câncer de próstata – a nutricionista deixa sua contribuição para maior conscientização entre nossos leitores. Acompanhe:
“O câncer de próstata é o tumor maligno mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem idade, história familiar da doença, fatores hormonais e ambientais, dieta rica em gorduras, sedentarismo e o excesso de peso.
A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas no início, mas tumores em estágio mais avançado podem causar dificuldades para urinar, sensação de não esvaziar completamente a bexiga, presença de sangue na urina e em alguns casos dor óssea na região das costas.
O diagnóstico é feito através do toque retal e da dosagem do PSA no sangue.
Pode se prevenir com dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gorduras.
Pelo menos 30 minutos de atividade/dia, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar, ajudam a manter a doença distante. E claro, homens a partir de 40 anos devem realizar o exame de rotina.
Deixe seu comentário