Carlos Martins, Secretário da SEDUR, Jorge Portugal, Secretário da Cultura do Estado da Bahia e a Deputada Estadual Maria Del Carmen fizeram parte da mesa.
Na noite da ultima sexta-feira (11/11), em Candeias, foi o lançamento do Instituto Candeias Melhor. O Instituto nasce de uma ideia que busca o real exercício da democracia no Brasil. Pois até agora a soberania popular tem sido, meramente retórica e ornamental. O povo brasileiro, jamais exerceu, nem mesmo simbolicamente, o principal atributo da soberania, que é a aprovação da Constituição e de suas mudanças. Distanciados então dos processos políticos, os cidadãos acabam por não compreender o real sentido da cidadania, que consiste em exercer os deveres para assim alcançar os direitos.
O ICM (Instituto Candeias Melhor) trabalha em dois níveis, o primeiro no campo intelectual, o segundo no campo das ações. Trabalhamos a teoria através de aulas e palestras para trazer maior compreensão acerca da situação em que se encontra nosso país, pois quando se enxerga de fato como e porque as situações se formam é que se consegue articular uma estratégia de ação. “Compreender a situação atual requer um exercício de reflexão sobre o passado e os acontecimentos presentes, por isso através da filosofia, sociologia, história, administração pública e Direito Constitucional, buscamos com o CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA trazer esse enriquecimento aos indivíduos”, pontua Carlos Martins.
Com uma aula show, o professor Jorge Portugal, começou sua fala agradecendo ao Secretário Carlos Martins, pelo convite e cantando uma das romarias de Nossa Senhora das Candeias. “…Ó Mãe de Deus das Candeias, mãe de Deus das Candeias, senhora de tanta luz…”Lembrando da sua infância quando vinha em Candeias. Brincando com a platéia, Portugal arrancou sorrisos contando um pouco da história política de resgate. Falou sobre cultura e fez uma citação aos Rappers Candeienses; Rafael dos Anjos e Preto Joy, com o Rap Prefácio e elogiando a letra e a importância da inserção da cultura na juventude.
Folha do Recôncavo e fotos por: Niltinho Alves.
Deixe seu comentário