Como votaram os bairros de Candeias: com Dr. Pitágoras ou Tonha? Confira análise do historiador, professor e advogado.
O professor, advogado, ex-vereador e ex-secretário de educação por Candeias, Jair Cardoso dos Santos, publicou esta semana análise sua sobre o jogo de força entre os dois candidatos que disputaram a prefeitura de Candeias nas eleições do último dia 02/10 – Antônia Magalhães e Dr. Pitágoras (eleito) – para mostrar a importância e papel dos distritos de Caroba, Passagem dos Teixeiras e Passé no resultado final que elevou Dr. Pitágoras à chefia do executivo municipal em 2017. Acompanhe abaixo pesquisa e texto publicados por Jair.
OS DISTRITOS VOTARAM EM DR. PITÁGORAS OU TONHA? VEJAM COMO PASSÉ E PASSAGEM FIZERAM A DIFERENÇA
Essa eleição de 2016 trouxe alguns interessantes dados de análise do resultado das urnas dos 12 distritos e povoados de Candeias que possuem seções eleitorais. Os nossos maiores colégios eleitorais distritais, são, na ordem: Passé (2.346 eleitores), Caroba (2.344 eleitores) e Passagem (2.263).
Com quem eles votaram?
Passagem e Passé votaram com Dr. Pitágoras, dando-lhe uma grande margem de diferença de votos (respectivamente, 705 e 662 votos de frente).
Já a Caroba, reduto tradicional de Tonha, lhe deu 554 votos de frente.
Juntos, os distritos de Passé e Passagem deram uma diferença de 1.367 votos em favor de Dr. Pitágoras, o que representa mais de 50% da diferença que o candidato do 11 (PP) teve sobre a candidata do 25 (DEM) em toda a cidade. Afinal, Dr. Pitágoras teve 25. 504 votos (52,18%) e Tonha pontuou com 23. 369 votos (47,82%), uma diferença total de 2.135 votos.
Esses números evidenciam a importância que os eleitores de Passagem e Passé tiveram na vitória de Dr. Pitágoras frente à sua adversária.
Seguindo uma tendência de relativo aperto de margem de votos observada na séde do município (Centro e bairros), 7 dessas localidades votaram com Dr. Pitágoras e 5 preferiram a candidata Tonha.
Veja a preferência da maioria dos eleitores dos distritos e povoados eleitorais de Candeias:
Distritos:
Passé – Dr. Pitágoras
Passagem – Dr. Pitágoras
Caroba – Tonha
Menino Jesus – Tonha
Caboto – Dr. Pitágoras
Madeira – Dr. Pitágoras
Povoados:
Canta Galo – Tonha
Sanca – Tonha
Colônia – Dr. Pitágoras
Boca da Mata – Tonha
Pindoba – Dr. Pitágoras
Mangabeira/Cedro – Dr. Pitágoras.
A maioria dos eleitores da cidade de Candeias vota em seus próprios bairros, distritos e povoados. Inobstante existirem bairros, como Dom Avelar, que não possuem seções eleitorais, esse fato nos induz a acreditar que o número de votos depositados nas seções eleitorais desses locais corresponde à vontade de seus moradores.
Com quem votaram eles? Os eleitores do Centro, que é o maior colégio eleitoral da cidade, votaram em Dr. Pitágoras, dando-lhe 6.459 votos e 5.333 votos para Tonha. Somada essa diferença a favor de Dr. Pitágoras, de 1.126 votos do Centro com as diferenças obtidas nos dois maiores colégios eleitorais dos distritos: Passagem dos Teixeira e Passé, encontra-se numeral correspondente a 2.554 votos. Como a diferença de votos em favor do prefeito eleito em toda a cidade foi de 2.135 votos, pode-se afirmar que a sua vitória foi fortemente impulsionada pela vontade dos eleitores do Centro, Passé e Passagem.
Nos bairros a eleição ocorreu sem grandes vantagens, à exceção do Santo Antônio e Areia, que deram relativa margem de vantagem a Tonha Magalhães. Dr. Pitágoras venceu na maioria deles, conforme se observa abaixo:
Centro – Dr. Pitágoras
Malembá – Dr. Pitágoras
Santo Antônio – Tonha
Sarandi – Dr. Pitágoras
Triângulo – Dr. Pitágoras
Areia – Tonha
Nova Brasília – Dr. Pitágoras
Pitanga – Dr.Pitágoras
Nova Candeias – Tonha
Urbis I – Tonha
Ouro Negro – Dr. Pitágoras
Santa Clara – Pitágoras
São Francisco – Tonha
Urbis II – Pitágoras
Pesquisa e texto: Jair Cardoso dos Santos.
Deixe seu comentário