Veículo costuma ser pilotado por crianças em diversas praias da região.
O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (DETRAN-BA) lançou comunicado esta semana informando que aumentará a fiscalização sobre o uso de quadriciclos em diversos municípios litorâneos da Bahia durante este verão. Segundo o órgão, tem sido muito comum encontrar crianças e adultos não-habilitados pilotando o veículo – que requer habilitação Categoria B (Carro), capacete e maioridade para ser conduzido.
A entidade estará realizando campanha de conscientização ao longo de todo o mês, buscando orientar à comunidade sobre a necessidade de cumprimento da legislação de trânsito mesmo quando pilotando este tão popular veículo. Segundo o órgão, a campanha tem caráter temporário, pois logo ao seu fim, serão adotadas medidas punitivas para quem for flagrado pilotando quadriciclos de forma irregular.
O aumento da fiscalização vem no bojo de uma série de acidentes que vitimaram principalmente crianças ao longo dos últimos verões e que envolviam o uso de quadriciclos. Na própria nota divulgada, o DETRAN cita o caso de duas garotas, de 10 e 12 anos, que ficaram gravemente feridas após o quadriciclo que pilotavam ter colidido com outro veículo de maior porte em Guarajuba, litoral norte do Estado.
Quadriciclos são muito comuns no município de Madre de Deus entre os meses de novembro e fevereiro. A cidade, que recebe milhares de turistas durante os calorosos meses de verão, tem uma frágil fiscalização de trânsito, o que permite que cenas como a de crianças pilotando motocicletas e quadriciclos pelas principais avenidas sejam parte comum do cenário.
Deixe seu comentário