Em sua primeira disputa eleitoral, o ex-secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues (PT), indicado pela prefeita de Rafael Jambeiro, Cibele Carvalho, derrotou o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) e será o novo governador da Bahia.
Com a vitória neste segundo turno, o PT vai governar o estado da Bahia pela quinta vez consecutiva. Jerônimo repete o feito de seus padrinhos políticos, o governador Rui Costa e o ex-governador Jaques Wagner, que foram eleitos respectivamente em 2014 e em 2006.
Ele foi escolhido candidato apenas em março deste ano em meio a uma crise no PT baiano após a desistência do senador Jaques Wagner em concorrer ao governo do estado.
Agrônomo e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana, Jerônimo foi secretário estadual de Desenvolvimento Agrário e de Educação. É considerado um nome próximo a Rui Costa dentro do PT baiano.
A prefeita de Rafael Jambeiro, Cibele Carvalho, foi vista como “doida” pelos “manda chuvas” petistas na época em que esses tinham preferência para que o candidato do PT ao governo do estado fosse Luiz Caetano, ex-prefeito de Camaçari, ou Moema Gramacho, atual prefeita de Lauro de Freitas.
Mas, a ex-dama de ferro da Secretaria de Relações Institucionais articulou e pediu a candidatura do seu amigo pessoal chamado Jerônimo Rodrigues, por ser um nome leve, que teria muito potencial para decolar ao lado do atual governador Rui Costa e do futuro presidente Lula.
Deixe seu comentário