A prevenção primária do câncer de mama está relacionada ao controle dos fatores de risco conhecidos e à promoção de práticas e comportamentos considerados protetores. Os fatores hereditários e os associados ao ciclo reprodutivo da mulher não são, em sua maioria, modificáveis; porém fatores como excesso de peso corporal, consumo de álcool e terapia de reposição hormonal, são, em princípio, passíveis de mudança.
Bahia Notícia: Qual a importância do Outubro Rosa?
Alana Menezes: Esse mês pra mim é um mês de extrema importância, não desmerecendo os outros, mas falar de Outubro Rosa pra mim é uma honra, falar do cuidado continuado, então é um mês mundialmente conhecido pela prevenção contra o câncer de mama, então devemos sim nos cuidar sempre, procurar atenção médica, procurar uma unidade básica de saúde para estar buscando o exame preventivo, antes de mais nada, para que o pior não aconteça posteriormente. A apresentação feita aqui hoje acredito que tenha conscientizado muitas pessoas que aqui estiveram presente. Falei um pouco do auto exame da mama e da importância do homem também se cuidar, pelo câncer de mama não ser só no público feminino, acontece também no público masculino e muitas pessoas não sabem disso, o homem também deve fazer o auto exame da mama, que a gente pode estar fazendo em casa, é um exame muito preventivo, não descartando a ultrassom mamaria e nem a mamografia que deve ser feita anualmente, mas o exame preventivo é o primeiro e único auto-exame da mama, que deve ser feito a partir da axila em sentido horário na mama, onde estaremos buscando achados, caroços indolor ou não, palpável ou não tão palpável, secreção mamilar, então a partir daí estaremos observando, nos conhecendo e posteriormente buscando um cuidado mais técnico e importante. Não devemos nos cuidar apenas no Outubro Rosa, temos que nos cuidar todo o tempo do ano.
Bahia Notícia: Onde se tratar do câncer de mama ou fazer preventivo em Serrinha?
Alana Menezes: A partir dos 40 anos as mulheres devem estar buscando realizar mamografia, mas 30 a 35 anos também a depender do
mamilo e dos fatores genéticos, quem já teve caso na família deve estar se cuidando. Procurem as unidades básicas de saúde, buscando atendimento com as enfermeiras ou com o médico, que estarão encaminhando posteriormente pra o hospital municipal para realização do exame.
Deixe seu comentário