O mês de outubro ficou conhecido internacionalmente pela campanha do outubro rosa que tem como finalidade a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. De acordo com Ministério da Saúde, um a cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no inicio. Por esse motivo a detecção precoce traz melhores resultados no tratamento e reduz as chances de mortalidade.
É consenso na literatura que a alimentação inadequada, excesso de peso, falta de atividade física e tabagismo são considerados fatores de risco para o desenvolvimento da doença.
Nesse contexto, ressalta-se a importância da Nutrição, com o papel na prevenção e tratamento do câncer, através de uma alimentação adequada e saudável. Os óleos presente nos peixes são ácidos graxos essenciais porque o nosso corpo não produz sendo eles os ácidos graxos ômega-3, representados pelo ácido alfa-linolênico e os ácidos graxos ômega-6, representados pelos ácidos linoleico e araquidônico. Os ácidos graxos EPA e DHA são extraídos dos peixes de água profundas e em algumas sementes, como a linhaça. São exemplos desses peixes o atum, o salmão, a sardinha e a cavala, quanto maior a sua concentração de gordura, maior seu teor de ácidos graxos.
Uma dieta rica em frutas, verduras e legumes contêm nutrientes, tais como vitaminas e fibras, que auxiliam as defesas naturais do corpo. Procure consumir, no mínimo, quatro a cinco porções de frutas, legumes e verduras variadas todos os dias. Prefira carnes grelhadas ou cozidas. Uma alimentação inadequada contribuem com o risco do desenvolvimento da doença se consumidos regularmente durante longos períodos de tempo, podem transformar células saudáveis em células cancerosas. É o caso de alimentos gordurosos, salgados e enlatados. Por isso, procure evitar frituras, carnes com gordura aparente e embutidos, como linguiças, salsichas entre outros industrializados
Deixe seu comentário