A Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizará o Projeto Mutirão de Cirúrgicas de Catarata, de 23 a 30 de outubro, no Hospital Ouro Negro, O projeto contempla avaliação pré-cirúrgica, exames e Cirurgias de Catarata. O cadastro para os pacientes acontece até 27 de outubro no setor de cadastro e regulação de cirurgias situadas no Centro Médico Luiz Viana e nas Unidades de Saúde (PSF’s e UBS’s).
Para realizar o cadastro o paciente deve comparecer ao local de atendimento munido da cópia do cartão do SUS, RG e comprovante de residência. O Mutirão é destinado para pacientes com idade acima de 55 anos. Paciente com idade inferior a 55 anos deve ter indicação através de Relatório Médico. Todos os pacientes devem comparecer ao local da cirurgia com acompanhante.
De acordo com informações do Diretor do Departamento de Regulação do SUS de Candeias, Tiago Novais os pacientes hipertensos e/ou Diabéticos poderão fazer as cirurgias. “Eles serão avaliados pela equipe médica no próprio Hospital Municipal de Candeias no dia da consulta pré-cirúrgica. Não é necessário apresentar nenhum exame prévio, todos serão realizados no dia”, explicou Tiago.
Os pacientes Cadastrados nas Unidades de Saúde de Candeias e também os que foram cadastrados na Central de Regulação, serão atendidos conforme cronograma de agendamento, Todo o atendimento será realizado no Hospital Ouro Negro, desde as consulta até as cirurgias e revisões. Ao todo serão disponibilizadas 2 mil Cirurgias de Catarata. Tiago ressalta que serão realizadas duas etapas de revisão pós-cirúrgica, a primeira na mesma semana da cirurgia e a segunda 15 dias depois.
Pós-Cirurgia
Após o procedimento cirúrgico os pacientes devem ter repouso de 30 dias, podendo assistir televisão, desde que não sinta desconforto; comparecer em todas as revisões; usar os colírios conforme orientação medica; Não coçar os olhos; Não fazer esforço físico; Usar sempre óculos escuros; Evitar abaixar a cabeça e contato com animais.
Deixe seu comentário