Leonardo Dias afirma que frase sobre “dna africano” foi “ironia” retirada de seu contexto. Internautas discordam.
Na manhã desta quinta-feira (05) uma polêmica mobilizou os usuários das redes sociais em Candeias e região. Tudo começou com a publicação de uma matéria de um veículo de comunicação da Capital, a qual estampava a foto de um homem supostamente protagonista de racismo.
Conforme mostra a matéria, o homem em questão, Leonardo Dias, disse em uma discussão sobre grupos separatistas do sul do país, que uma vez bem-sucedida a proposta de secessão do Brasil, a porção sul logo se desenvolveria, por razão da menor presença de afrodescendentes nesta parte do país. Em suas palavras: “Só o DNA africano, em menor proporção, já ajuda muito ao desenvolvimento do futuro país”.
Leonardo não perdeu tempo e tentou justificar a frase. Em um longo texto, ele acusou o responsável pela matéria de “esquerdismo”, atestando que o jornalista agira de má fé quando “desvirtuou e reproduziu” uma conversa de grupo fechado, sem contextualizar para o leitor externo do que se tratava.
De acordo com o dito pelo autor da frase, a expressão foi usada em tom irônico para rebater chacotas de colegas de outros estados, principalmente do sul, com relação ao futebol nordestino e baiano em particular, do qual ele alega ser defensor. Amigos do suposto racista tentaram contornar a situação e partiram em defesa de Leonardo.
A estória, que deu o que falar nas redes sociais, foi levada ao grupo da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde Leonardo se formou em Economia e onde adquiriu um título de pós-graduação. No espaço virtual da universidade, porém, não faltou quem atestasse que o conteúdo da publicação polêmica combinasse com o perfil de Leonardo. Internautas chegaram a publicar diferentes frases racistas semelhantes ditas por Leonardo em outras ocasiões, no mesmo grupo.
Revoltado com o que considera uma “irresponsabilidade” de um “estagiário de jornalismo”, Leonardo xingou e afirmou que o episódio evidencia o que considera um levante de “esquerdopatas” contra sua idoneidade. Sua passagem como Secretário Municipal em Candeias-BA, contudo, é reconhecida pelo seu temperamento “arrogante e estúpido”, principalmente nas redes sociais e como notado por aqueles que acompanhavam seu trabalho.
Deixe seu comentário