Proposta prevê maior transparência no processo de eleição da mesa diretora da Câmara.
Manhã de muita tensão na sessão desta quinta-feira (19) na Câmara Municipal de Candeias. O vereador Diego Maia (PR) apresentou projeto de sua autoria no plenário da Casa, e a proposta irritou colegas da base. De acordo com o proposto pelo vereador, o dia em que tradicionalmente se vota a composição da mesa diretora da Câmara, 01 de janeiro, deveria ser adiado, a partir de 2020, para o dia seguinte, 02 de janeiro, de modo que a sociedade pudesse acompanhar de forma mais democrática esse importante momento, tendo em vista o caráter festivo do primeiro dia do ano.
A proposta irritou alguns colegas do vereador, principalmente o ex-presidente da Câmara, Gil Soares (PTB). Gil, assim como outros colegas da base do prefeito, Dr. Pitágoras, a exemplo do vereador Ivan do Prateado, demonstraram insatisfação com a proposta que garantiria maior transparência ao processo de eleição dos vereadores responsáveis por organizar as pautas da casa legislativa nos próximos biênios. De olho na presidência – Gil Soares tomou a proposta “para o pessoal”, como comentavam algumas pessoas no plenário.
Além de Gil, outros nomes da base do prefeito, como o vereador Arnaldo do Ponto Econômico, se opuseram a medida. A contradição é que, mesmo nomes da oposição, como a vereadora Rita Loira, estavam em favor da medida. A vereadora chegou a lamentar o fato do restante da base do prefeito não estar endossando a medida apresentada também por um membro da base. Já o presidente da Casa, Fernando Calmon, pediu apenas maior tempo para amadurecimento do tema e da proposta.
Segundo fontes, os vereadores Mica Amaral, Nal da San Martin e Jorge da JM estariam a favor da medida, amplamente recusada por Gil Soares. De acordo com boatos, Gil teme constrangimentos à sua articulação política para a retomada da presidência da Casa com a presença de setores da comunidade durante o processo de votação.
Deixe seu comentário