Em continuidade ao processo de fortalecimento das atividades da Polícia Militar da Bahia (PMBA), na capital baiana e Região Metropolitana de Salvador (RMS), o governador Jerônimo Rodrigues entregou, nesta segunda-feira, (11), um total de 130 novas viaturas. As entregas ocorreram em três momentos diferentes, marcando um compromisso firme do Governo do Estado com ações de prevenção à criminalidade.
Do total, 40 viaturas foram entregues na Praça João Paulo II, localizada na Fazenda Grande II, em Cajazeiras. Em seguida, Jerônimo se dirigiu ao bairro de Paripe, onde entregou o segundo lote de veículos, com mais 40 viaturas, na Praça João Martins. Por último, o governador esteve em Periperi, para entregar o terceiro lote de viaturas, com outros 50 veículos.
O governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância dessas ações para garantir a segurança pública na Bahia, enfatizando o esforço contínuo do Governo do Estado em aprimorar os recursos disponíveis para as forças de segurança. “Além do chamamento dos concursos e instrumentalização das polícias Militar e Civil, seja com sede de pelotões, delegacia, companhias e viaturas, nós estamos também com a preocupação de construir uma política de direitos humanos e investir na formação continuada das nossas forças de segurança”, declarou Jerônimo.
Essa ação estratégica foi coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) e visa fortalecer o policiamento em Salvador e RMS. O secretário da SSP, Marcelo Werner destacou que o investimento abrange não apenas a expansão da frota de veículos, mas também a preparação dos policiais militares para atuarem com eficácia em diferentes ambientes e situações.
Trabalho contínuo
“Estamos trabalhando na solução dos três ‘I’s’, com a integração entre as forças de segurança do Estado, entre as polícias Federal e Estadual e integrando nosso efetivo estadual ao municipal, e também com a comunidade, por meio de operações de inteligência que têm resultado na prisão e apreensão de diversas armas, inclusive algumas de grosso calibre; além do investimento, tal como estamos entregando hoje 130 viaturas para Salvador e Região Metropolitana”, explicou Werner. O secretário pontuou ainda o uso de tecnologia, como os projetos de vídeo expansão e a rádio comunicação digital, que até o final do ano, atenderá todo o estado da Bahia.
A modernização e renovação da frota é uma importante medida para a melhoria da qualidade do trabalho policial, que também ganha em qualidade na prestação do serviço de segurança pública para o cidadão baiano. “Formamos recentemente 1.609 policiais militares e estamos em um processo contínuo de chamamento de mais dois mil policiais militares, além da formação continuada dos especialistas que já trabalham dia a dia nas ruas, com a implementação de cursos e capacitações, sempre objetivando levar o melhor serviço para a sociedade”, enfatizou o comandante-geral da PMBA, coronel Paulo Coutinho.
Do total de viaturas entregues, 115 são veículos locados, enquanto 15 são viaturas próprias, semiblindadas, destinadas às unidades sediadas na capital e RMS. As viaturas locadas são caminhonetes do modelo GM/S10, sendo 85 delas adaptadas para o transporte de detidos. Já as viaturas semiblindadas pertencem ao modelo utilitário GM/Trailblazer.
Deixe seu comentário