Contrato de 20 anos será atendido por novo parque eólico na Bahia.
São Paulo, 29 de setembro de 2021 – A Unigel, uma das maiores empresas químicas do País, firmou contrato de longo prazo para fornecimento de energia eólica em valor superior a R$ 1 bilhão. Em acordo com a Casa dos Ventos, uma das maiores investidoras em geração de energia a partir de fontes renováveis do País, a indústria ainda terá a opção de se tornar autoprodutora, como uma das sócias do Complexo Eólico Babilônia Sul, em fase de implantação na Bahia. O parque terá, em sua totalidade, 360 MW de potência instalada e fornecerá energia para diversas empresas.
O contrato prevê o fornecimento de energia por 20 anos, a partir de 2024. O investimento expressivo em fontes renováveis faz parte da política da Unigel de adotar práticas sustentáveis em sua cadeia produtiva, inclusive na aquisição de insumos. A energia elétrica é matéria-prima essencial para indústria química, setor que figura entre os quatro maiores consumidores do ambiente de contratação livre. A parceria firmada com a Casa dos Ventos vai evitar a emissão anual de quase 200 mil toneladas de CO2 por ano, o equivale ao plantio de mais de 1 milhão de árvores.
“Cada vez mais, a Unigel está investindo em soluções sustentáveis. A parceria com a Casa dos Ventos reforça, ainda mais, nosso compromisso com a descarbonização da cadeia produtiva química e contribuição para o aumento da capacidade de geração de energia eólica no País”, diz Roberto Noronha Santos, CEO da Unigel.
O longo prazo do contrato firmado evidencia o compromisso das empresas não apenas com a descarbonização da produção de químicos, mas também com a expansão da matriz renovável. A parceria de duas décadas contribui para a construção do novo parque, adicionando mais capacidade de geração eólica para o País.
“O momento de escassez hídrica que estamos enfrentando reforça a urgência de aumentarmos a oferta de energia por meio de fontes renováveis”, destaca Lucas Araripe, diretor de Novos Negócios da Casa dos Ventos. A energia eólica gerada no Nordeste tem batido sucessivos recordes durante o período seco, ajudando a manter a segurança de suprimento para os brasileiros.
Iniciativas como essa demonstram o protagonismo que o setor privado vem assumindo para a expansão da matriz elétrica nacional – especialmente em relação às renováveis. “Em um passado recente, a viabilização de novos parques dependia de leilões realizados para abastecer o mercado regulado, agora contratos de longo prazo com os consumidores podem tornar grandes projetos possíveis”, comenta Araripe.
“Além dos imensos benefícios ambientais, os contratos de autoprodução de energia são também bastante estratégicos do ponto de vista econômico, porque oferecem economia e previsibilidade de custos”, destaca o executivo da Casa dos Ventos. O setor produtivo vive um momento de retomada e bons contratos no fornecimento de insumos importantes podem ser o diferencial da indústria para manter preços competitivos, realizar novos investimentos e gerar empregos, contribuindo para o reaquecimento da economia.
Sobre a Unigel
A Unigel é uma das maiores empresas químicas do país, com posição de liderança em estirênicos, acrílicos e fertilizantes nitrogenados na América Latina. Fundada em 1966, a Companhia está estrategicamente localizada no Brasil (nos Estados da Bahia, Sergipe e São Paulo) e no México (nos Estados do México, San Luís Potosí e Veracruz).
Presente no dia a dia das pessoas, a Unigel fornece insumos fundamentais para a fabricação de produtos finais nos mercados de eletrodomésticos e eletrônicos, automotivo, tintas e revestimentos, construção civil, papel e celulose, embalagens, saúde e beleza, têxtil, mineração e agricultura.
Tendo como pilares estratégicos a sustentabilidade e a inovação, a Companhia desenvolve tecnologias e produtos que visam o bem-estar econômico, social e ambiental. Como reconhecimento pelas práticas sustentáveis na cadeia produtiva e também pelos programas de responsabilidade social desenvolvidos junto às comunidades em que atua, foi certificada pela Ecovadis na categoria ouro.
Em 2020, a Unigel lançou a linha de produtos Ecogel, que transforma plásticos reciclados pós-consumo e resíduos pós-industriais em produtos. Com o Ecogel, a Companhia atua diretamente na promoção da economia circular, estimula a logística reversa e incentiva o desenvolvimento socioeconômico e ambiental das comunidades envolvidas em todas as etapas do ciclo de vida do produto.
Sobre a Casa dos Ventos
A Casa dos Ventos é a maior desenvolvedora de projetos de geração de energia através de fontes renováveis no Brasil. Pioneira no setor, a empresa foi responsável pela maior campanha exploratória de recurso eólico já empreendida no mundo e pelo desenvolvimento de um em cada três parques eólicos em operação no país. A trajetória da companhia é marcada pelo investimento em inovação, tecnologia e soluções customizadas, de modo a apoiar a transição energética de consumidores para um suprimento sustentável, competitivo e inclusivo. Para garantir sua estratégia de crescimento, a Casa dos Ventos conta com um portfólio de projetos eólicos e solares de mais de 17 GW de potência instalada. A companhia aderiu formalmente ao Pacto Global e aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e atua com as melhores práticas de ESG, preservando os biomas locais, transformando a realidades das comunidades onde está presente e contribuindo para uma economia de baixo carbono.
Nossas redes sociais
www.linkedin.com/company/casa-dos-ventos-energias-renov-veis www.facebook.com/casadosventosenergiasrenovaveis www.twitter.com/acasadosventos www.instagram.com/casadosventos/
Deixe seu comentário