A educação pública de Candeias se destaca pela alta qualidade nos últimos anos.
A importância de ter um líder competente e que dá assistência aos educadores é a diferença e a chave do sucesso! Cássio Vinicius Bordoni, jovem professor candeense, é o responsável por grandes realizações na educação do município, além de ter o respeito na educação pública é respeitado também nas escolas particulares. Seus métodos e atenção o tornaram referência no Estado.
Vindo para o lado prático das políticas públicas, o gestor do município foi feliz ao ter em seu primeiro escalão candeenses competentes e técnicos.
Pela primeira vez na história do município de Candeias, a Educação alcançou um crescimento de 22%, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb. A avaliação foi divulgada na terça-feira (15), pelo Instituto Nacional de Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (Inep). O crescimento foi gradual para o Ensino Fundamental (anos iniciais), ensino que abrange do 1º ao 5º ano, subindo para 4.7 em 2017 e saltou para 4.9 em 2019.
Em relação as unidades do Fundamental anos iniciais, destacou-se a Escola Marise de Campos, no Sarandi, que elevou sua média em 31%, atingindo a marca de 5.9 pontos. Já o patamar de desempenho para os anos finais do Ensino Fundamental, depois de 15 anos, alcançou a média histórica de 3.4. A Escola Municipal Conselheiro Luiz Viana, localizada no distrito de Menino Jesus, nesse quesito teve um avanço de 50%, com crescimento de 3.0 pontos em 2017 para 4.5 em 2019.
De acordo com a SEDUC, o resultado se deve a execução do planejamento e monitoramento das ações e projetos desenvolvidos com o objetivo de alcançar a melhoria dos indicadores de aprendizagem e fluxo da Rede Municipal.
O que é o Ideb
De acordo com a QEdu Academia, o Ideb é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil. Para fazer essa medição, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) utiliza uma escala que vai de 0 a 10. A meta para o Brasil é alcançar a média 6.0 até 2021, patamar educacional correspondente ao de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Suécia.
Criado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (Inep) em 2007, o Ideb sintetiza em um único indicador dois conceitos importantes para aferir a qualidade do ensino no país:
Fluxo: representa a taxa de aprovação dos alunos;
Aprendizado: corresponde ao resultado dos estudantes no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), aferido tanto pela Prova Brasil, avaliação censitária do ensino público, e a Aneb, avaliação amostral do Saeb, que inclui também a rede privada.
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